Da AFP - Trinta anos depois de seu último título inglês, o Liverpool garantiu matematicamente o troféu da Premier League 2019-2020, nesta quinta-feira (25) na 31ª rodada da competição, após a derrota por 2x1 do Manchester City (2º) para o Chelsea (3º).
Na quarta-feira (24), o Liverpool havia goleado por 4x0 o Crystal Palace em Anfield e só restava torcer por um tropeço dos Citizens em Stamford Bridge para finalmente poder soltar o grito de campeão inglês.
LEIA MAIS:
Tell the world…
We are Liverpool, champions of England. pic.twitter.com/altgWn1Wda — Liverpool FC (at ????) (@LFC) June 25, 2020
Em jogo emocionante e repleto de chances para os dois lados, o Chelsea abriu o placar com um gol do americano Christian Pulisic (36'), finalizando com categoria um contra-ataque rápido, após bobeada de Mendy no meio de campo.
Na volta do intervalo, o City partiu ao ataque em busca de uma virada que impedisse o título do Liverpool nesta quinta-feira e parecia se aproximar do objetivo logo aos 10 minutos, quando o belga Kevin De Bruyne empatou a partida com uma cobrança de falta precisa.
Já temos comemorações ao redor de Anfield! pic.twitter.com/NRNmsTyYdz
— Liverpool Br News (@LFCBrNews) June 25, 2020
Mas os planos da equipe de Pep Guardiola foram por água abaixo aos 33 minutos da segunda etapa, quando Fernandinho tirou propositalmente a bola de cima da linha do próprio gol com a mão. O arbitro não viu, mas o lance não escapou do olhar atento do VAR, que marcou o pênalti e mandou o brasileiro ser expulso.
Na cobrança, Willian acertou o ângulo de Ederson e garantiu a vitória do Chelsea. Com o resultado, o Liverpool pôde comemorar seu primeiro título inglês desde 1990, antes mesmo da criação da Premier League (1992).
Torcedores estão indo as ruas de Liverpool para comemorar ???? pic.twitter.com/vQebLJ1Zc7
— Liverpool FC Brasil (@livfcbr) June 25, 2020
Os Reds consagram assim uma temporada inglesa em que dominaram os rivais do início ao fim, apesar da suspensão por três meses do futebol no país devido à pandemia do coronavírus, que colocou em risco a sequência do campeonato.
Com 86 pontos, 23 de vantagem sobre o segundo colocado e até então campeão City, o Liverpool já não pode mais ser alcançado na tabela.
PREMIER LEAGUE CHAMPIONS!!!!!!!!!!!!!!! LET’S GO ???????????????????? @LFC #YNWA♥? ????????????????????????
— LeBron James (@KingJames) June 25, 2020
Arsenal cresce
Mais cedo, o Arsenal (9º) derrotou por 2x0 fora de casa o Southampton (14º) e se manteve na briga por uma vaga europeia na próxima temporada.
Os Gunners seguem a 11 pontos de distância do Chelsea (4º), última equipe na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Os dois gols do Arsenal na partida foram marcados por Eddie Nketiah (20') e Joe Willock (87').
O Southampton terminou o jogo com um jogador a menos, após a expulsão aos 40 minutos do segundo tempo de Jack Stephens.
Este triunfo permite à equipe do técnico Mikel Arteta reagir na competição, após perder os dois jogos disputados (Manchester City e Brighton) desde a volta do futebol na Inglaterra pós-suspensão devido à pandemia do coronavírus.
Na outra partida do dia já terminada, o Burnley (11º) derrotou por 1x0 o Watford (16º) com gol de Jay Rodríguez.
Comentários