O youtuber Felipe Neto usou as redes sociais para cobrar publicamente uma postura de Neymar sobre o combate ao racismo. O movimento "Vidas Negras Importam" ganhou força após a morte do ex-segurança negro George Floyd, que foi brutalmente imobilizado por segurança branco, ficou desacordado e não resistiu ao ato de violência em Minneapolis, nos Estados Unidos.
Vidas negras importam.
— Felipe Neto ???????????? (@felipeneto) June 1, 2020
Mas nem todo mundo se importa. pic.twitter.com/5i5G8wVtvg
Protestes antirracistas se espalham pelo território norte-americano e em vários países. No mundo digital, várias pessoas também ampliam o debate da luta contra o racismo. Felipe Neto resolveu então cobrar um posicionamento do principal jogador do Brasil, Neymar. "Vidas negras importam, mas nem todo mundo se importa", disse Felipe Neto, fazendo referência ao jogador brasileiro, que não se pronunciou sobre o assunto, apesar de ser bastante ativo nas redes sociais.
O youtube postou uma série de publicações de Neymar nos últimos dias. O camisa 10 da seleção usa a rede social para fazer propagandas, divulgar brincadeira com o filho e postar mensagem motivacional. "Nunca diga nunca, pois os limites são como o medo: sempre são apenas ilusão", diz uma das publicações.
Negros no esporte se manifestam
Companheiro de equipe no Paris Saint Germain, Kylian Mbappé usou as redes sociais para reforçar o movimento de combate ao racismo. "Justiça para George", escreveu em suas redes sociais. Pentacampeão mundial de Fórmula 1 e amigo de Neymar, Lewis Hamilton também se reuniu à série de protestos em todo o mundo. "Vidas Negras Importam", escreveu o piloto, que também publicou um vídeo com uma menina negra falando sobre a importância de posicionar sobre da igualidade racial.
#BlackLivesMatter pic.twitter.com/sBAP5vxLSh
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) May 30, 2020
????????? #JusticeForGeorge
— Kylian Mbappé (@KMbappe) May 30, 2020
Repercussão nas redes sociais
Os internautas dividiram opiniões sobre a cobrança de Felipe Neto. Algumas pessoas concordam com o youtuber. "É claro que ele tem que se posicionar sobre isso, o cara é pessoa mais seguida do Brasil, possui uma influência enorme, pra que? Ficar fazendo dancinha do Prior? Não né", disse um seguidor. Outros explicam que o silêncio do jogador é justificado pelo apoio ao presidente Jair Bolsonaro. "De uma pessoa que sonega impostos e é amigo do Bolsonaro eu não espero nada mesmo", disse.
Por outro lado, outros internautas criticaram a ação de Felipe Neto. "Felipe, não é legal você promover cobranças a pessoas negras nesse momento. Mesmo que seja importante um posicionamento dele. Nesse momento, há muitos outros brancos que não falaram nada sobre tudo isso, essa cobrança tem que ser entre os seus", diz mensagem.
Por que será? ???? pic.twitter.com/kSLuLIxfTA
— Neto??????????????#ForaBolsonaro (@netoeilish) June 1, 2020
Never forget... pic.twitter.com/ubF8YTEUux
— ???????????????????????????????? ???????????????????????????? (@gilbertoscholze) June 1, 2020
É muito errado uma pessoa branca querer se colocar como fiscal e cobrar que pessoas negras se posicionem sobre a violência e morte dos seus iguais. Ela tendo consciência ou não.
— mateus (@alamoju) June 1, 2020
Seu irmão já se posicionou? Cobra postura dele, que assim como você, colhe os frutos do racismo.
Felipe, não é legal você promover cobranças a pessoas negras nesse momento. Mesmo que seja importante um posicionamento dele.
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 1, 2020
Nesse momento, há muitos outros brancos que não falaram nada sobre tudo isso, essa cobrança tem que ser entre os seus.
é claro que ele tenq se posicionar sobre isso, o cara é pessoa mais seguida do BR, possui uma influência enorme, praq? ficar fazendo dancinha do prior? nao ne
— bih (@brurguer) June 1, 2020
Comentários