mercado

France Football lista transferências mais caras dos anos 2000

A revista faz um esquenta para as transferências do futebol europeu deste ano, com uma lista que inclui nove brasileiros

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 11/06/2020 às 18:34 | Atualizado em 11/06/2020 às 18:34
Foto: AFP
Ronaldinho Gaúcho teve o passaporte brasileiro retido em 2018. - FOTO: Foto: AFP

Normalmente, a temporada de futebol europeu estaria em seu fim neste dia 11 de junho. Mas, como o ano de 2020 foge completamente do que é normal, as partidas ainda vão continuar em alguns países do Velho continente, entrando junto com o segundo semestre, contorcendo-se com a temporada 2020-2021.

Na França, a Ligue 1 foi encerrada previamente por causa da pandemia do novo coronavírus. Por enquanto, vale relembrar acontecimentos de outrora do desporto. A revista France Football listou, então, as maiores transferências dos anos 2000.Com um ano publicado por dia, a revista francesa já listou de 2000 a 2003 até esta quinta-feira (11).

 

O primeiro ano da lista conta logo de cara com três brasileiros. O volante Emerson trocou o Bayer Leverkusen pela Roma naquele verão do hemisfério norte (de junho a setembro) em uma transferência de 18 milhões de euros, a 18ª da temporada. Em 12º aparece o atacante Severino Lucas. Foram 21,5 milhões de euros do Athleitco (na época ainda Atlético-PR) para o Rennes.

Mais à frente na lista, o meia Flávio Conceição custou ao Real Madrid 25 milhões de euros, para que ele deixasse o La Coruña. No ano de 2000, a transferência mais cara do verão foi a do português Luis Figo, com uma troca entre rivais. Ele deixou o Barcelona para o time merengue por 60 milhões de euros.

Em 2001, apenas um brasileiro figurou nas maiores transferências. A temporada teve Zinedine Zidane como o jogador de futebol mais caro, quando o Real Madrid desembolsou 75 milhões de euros para tirar o atacante da Juventus. O também atacante Amoroso representou o Brasil, na saída do Parma para o Borussia Dortmund por 25,5 milhões de euros.

O ano de 2002 foi o de excecionais atacantes brasileiros. Com apenas 20 anos de idade, Adriano deixou a Inter de Milão pelo Parma por 14,5 milhões de euros. Depois, ele retornou para o lugar onde se tornaria imperador. O vice da lista foi Ronaldo, então pentacampeão. Por 45 milhões de euros, ele trocou a Inter pelo Real Madrid. O primeiro colocado foi o inglês Rio Ferdinand, do Leeds ao Manchester United por 46 milhões de euros.

No último ano da lista da France Football (até agora), mais três brasileiros representaram as grandes quantias de transferências. O Flamengo faturou 10 milhões de euros com a transferência do atacante Reinaldo para o PSG. Por 15 milhões, o lateral-direito Evanílson trocou o Parma pelo Borussia Dortmund. Mais uma vez, outro grande pentacampeão ficou com o vice. Do PSG para o Barcelona, o jogador custou 32 milhões de euros.

A lista de 2003 foi encabeçada pelo meio-campista inglês David Beckham, que deixava o Manchester United. O Real Madrid juntava seus galáticos e acrescentou o jogador pela quantia de 37,5 milhões de euros. Ah, e o bônus! Ainda com 18 anos de idade, o português Cristiano Ronaldo trocou o Sporting pelo Manchester United por 19 milhões de euros, sendo a nona transação mais cara daquele ano.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias