Transferências

Fifa autoriza que mercado de transferências coincida com reta final das ligas nacionais

Essas reformas, implementadas para tornar o mercado de transferências mais flexível e preservar "a integridade das competições", permitirão que um jogador defenda as cores de três clubes diferentes durante uma temporada

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/06/2020 às 10:50 | Atualizado em 12/06/2020 às 10:50
GETTY/UEFA/AFP
PROTAGONISTA Neymar vive grande fase no PSG na Champions - FOTO: GETTY/UEFA/AFP

A Fifa alterou temporariamente seu regulamento sobre transferências nessa quinta-feira, levando em conta a longa interrupção das competições provocada pela pandemia de coronavírus, autorizando sob algumas condições, que a próxima janela de transferência se sobreponha ao final dos campeonatos 2019-2020, remarcado para as próximas semanas.

Reafirmando, como fez nas recomendações publicadas em abril, que "a prioridade deve ser dada aos clubes antigos para encerrar a temporada" com seus elencos originais, através de prorrogação de contratos, se necessário, a Fifa inclui adaptações: o gabinete do Conselho da entidade máxima do futebol mundial aprovou nesta quinta "as alterações regulatórias transitórias" na regulamentação do estatuto e na transferência de jogadores.

Entre as medidas, a Fifa permite a "exceção de sobreposição" entre o "período de registro" para a temporada seguinte e "a fase final da temporada 2019-2020 em no máximo quatro semanas".

Normalmente, a janela de transferências no verão europeu não começa até que a temporada anterior termine. Cada federação nacional define as datas dos dois mercados, durante os quais são autorizados as transferências de jogadores de um país para outro.

LEIA MAIS

Santa Cruz alcança bons números com ações do marketing durante crise

Sport espera receber resultados dos testes da covid-19 nesta sexta à tarde

Náutico divulga protocolo de retorno às atividades com testes nesta sexta-feira

A decisão da Fifa permitirá que os clubes ainda envolvidos em seus respectivos campeonatos durante o verão contratem novos jogadores que, no entanto, não poderão ser escalados em partidas oficiais até a temporada de 2020-2021.

Essas reformas, implementadas para tornar o mercado de transferências mais flexível e preservar "a integridade das competições", permitirão que um jogador defenda as cores de três clubes diferentes durante uma temporada. Em tempos normais, ele pode jogar em duas entidades.

O mercado para a próxima temporada deverá ser particularmente complicado nos grandes campeonatos europeus que, com exceção da liga francesa, optaram por uma reprogramação durante o verão para encerrar suas temporadas, após três meses suspensos devido à pandemia.

Na França, com a liga permanentemente suspensa, o mercado de transferências começou na segunda-feira, mas apenas entre os clubes franceses. Para a janela internacional, a liga francesa (LFP) especificou que o conselho de administração determinará as próximas datas de acordo com a decisão da Fifa e em coordenação com os outros campeonatos europeus.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias