futebol feminino

Zagueira relembra primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo

Elane marcou o gol da vitória do Brasil sobre o Japão na Copa do Mundo 1991, primeira edição da competição Fifa

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 02/07/2020 às 21:14
DIVULGAÇÃO
Elane (camisa 6) trabalhou como babá, empregada doméstica e no clube em que treinava para realizar o sonho no futebol. - FOTO: DIVULGAÇÃO

A seleção brasileira de futebol feminino, assim como a modalidade masculina, esteve presente em absolutamente todas as edições da Copa do Mundo. A primeira participação foi em 1991, na China, em novembro daquele ano. O Brasil não foi bem, caindo ainda na fase de grupos, mas o Mundial marca a carreira da zagueira Eliane, primeira jogadora do país a balançar as redes na competição da Fifa.

A estreia brasileira aconteceu no dia 17 de novembro, um domingo. A capitã Elane, então com 23 anos, estava na área após cobrança de escanteio do Brasil. A goleira japonesa tentou tirar a bola com um soco, mas não conseguiu e a zagueira brasileira ficou com a bola. Elane dominou e bateu para a rede, abrindo o placar e caminhos para mulheres no futebol.

 

"Na hora a gente fica meio aérea. Tinha época da minha vida em que eu nem lembrava disso. Essa coisa de que eu tinha feito o primeiro gol brasileiro numa Copa do Mundo Feminina passava despercebido", revelou a zagueira, em entrevista ao site oficial da CBF. A ex-jogadora de origem humilde, relembra a CBF, quebrou barreiras também na vida para viver o sonho no futebol: trabalhou como babá, empregada doméstica e funcionária do clube onde treinava.

O gol não tem registros em imagens, mas Elane recriou a jogada em 2019, em uma campanha publicitária. No mesmo ano,antes do amistoso contra a Argentina, já sob o comando da técnica sueca Pia Sundhage, a zagueira foi homenageada no estádio Pacaembu.

"Até esporadicamente, alguém comentava, mas eu nem me ligava muito nisso… Até o dia da gravação do gol. Na época, então, eu não tinha a menor ideia. O gol representava a vitória da partida, mas não que eu tinha feito o primeiro gol da Seleção. Não passava pela minha cabeça. Eu acho que assim como eu, muita gente só foi procurar depois que isso veio à tona, através do comercial, da mídia", completou Elane.

A zagueira defendeu a seleção brasileira entre 1988 e 1999. Com a camisa amarelinha, Elane conquistou os títulos Sul-Americanos de 1991, 1995 e 1998, além de integrar a seleção brasileira que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo Estados Unidos-1999.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias