estadual

"Importante termos data de início", diz presidente da FPF sobre calendário

O Campeonato Pernambucano precisa de cinco datas para ser concluído, mas o calendário ainda será formulado

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/07/2020 às 21:29 | Atualizado em 09/07/2020 às 22:06
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Evandro Carvalho afirmou que o calendário será construído junto com a CBF. - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O Campeonato Pernambucano será retomado no dia 19 de julho e ter uma data foi comemorado pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro Carvalho. Apesar do secretário de turismo e lazer do estado Rodrigo Novaes ter dado os dias 19, 21 e 29 de julho e 2 e 5 de agosto como datas das partidas, a FPF ainda vai construir o calendário definitivo.

"A federação tinha por objetivo concluir o estadual em julho. O Governo do Estado compreendeu e conseguiu definir uma data. Nós vamos correr, fazer esforço para concluir até o final de julho ou mais tardar início agosto de modo a não comprometer os nossos clubes no brasileiro", explicou Evandro.

LEIA MAIS:
>Santa Cruz não enxerga problema na maratona de jogos após paralisação
>Náutico prepara logística para retomada do Estadual e Copa do Nordeste
>Secretário explica motivo de Pernambuco não receber a Copa do Nordeste

Para montar um calendário com as cinco datas necessárias para concluir o Estadual, o diretor de competições Murilo Falcão vai trabalhar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A tabela precisa ser construída conjuntamente. A entidade nacional já marcou a Copa do Nordeste para recomeçar no dia 21 de julho.

"O importante é que temos data de início. Agora a federação vai construir com CBF a tabela de modo que os clubes possam jogar Estadual e Copa do Nordeste", emendou o presidente da FPF. Além de um jogo para o fim da primeira fase, o Pernambucano terá quartas e semifinais em jogo único e final com partidas de ida e volta. A fase de mata-mata completa será na Arena de Pernambuco.

Quando o Estadual foi paralisado, no dia 15 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Santa Cruz liderava, com 22 pontos, seguido pelo Salgueiro, com 16, já classificados direto para as semifinais. Retrô e Náutico vinham depois, ambos com 12 pontos, com vantagem para a Fênix. Em seguida está o Sport, com 11 pontos, em 5º, e o Afogados é o último dentro da zona de classificação para as quartas de final, com 10 pontos.

Na parte de baixo, Central, Petrolina, Decisão e Vitória vão lutar contra o rebaixamento. A Patativa do Agreste é a única que ainda pode se classificar para o mata-mata, por ter 10 pontos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias