Futebol Internacional

Rashford recebe título da Universidade de Manchester por sua luta contra fome infantil

Jovem atacante ganhou repercussão mundial após enviar carta ao governo inglês para que mantivesse projeto de combate a fome durante pandemia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/07/2020 às 15:11 | Atualizado em 15/07/2020 às 15:23
AFP
Marcus Rashford tem pressionado o governo britânico em prol dos mais desfavorecidos - FOTO: AFP

O atacante Marcus Rashford receberá o título de doutorado honorário da Universidade de Manchester por sua recente iniciativa contra a pobreza e a fome infantil, anunciou nesta quarta-feira (15) a instituição de ensino.

O jogador de 22 anos do Manchester United se tornará a pessoa mais jovem a receber esta distinção, já concedida a Alex Ferguson e a Bobby Charlton, duas lendas dos Diabos Vermelhos, entre outros nomes de diversas áreas.

"É um dia de orgulho para mim e minha família. Ainda temos um longo caminho a percorrer na luta para combater a pobreza infantil neste país, mas receber reconhecimento de sua cidade significa que estamos caminhando na direção certa e isso significa muito", destacou o jovem atacante num comunicado publicado pela universidade.

Rashford liderou uma iniciativa que levou o governo britânico a destinar 120 milhões de libras (152 milhões de dólares) para permitir que 1,3 milhão de crianças tivessem acesso a vales-refeições grátis nas férias de verão da Inglaterra até a reabertura das escolas em setembro.

De origem de uma família pobre e muitas vezes dependente de uma variedade de ajuda pública, Rashford defende a causa das crianças desfavorecidas desde o início do confinamento por conta da COVID-19, no final de março, quando jogadores de futebol foram criticados pelo governo por se recusarem a reduzir seus salários.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, havia decidido encerrar antes do reinício das aulas o programa de auxílio alimentar criado durante o confinamento para substituir as refeições oferecidas nas escolas. Mas a pressão de Rashford fez o chefe de Governo mudar de ideia em 24 horas, e ele até ligou para o jogador para lhe dar notícia.

str/ole/pm/dr/lca

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias