FUTEBOL E POLÍTICA

Procurador-geral suíço renuncia por gestão no caso Fifagate

Michael Lauber, questionado por sua gestão do escândalo de corrupção conhecido como "FIFAgate", apresentou sua demissão nesta sexta-feira

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 24/07/2020 às 11:55
DIVULGAÇÃO
A Fifa é a entidade responsável pelas Eliminatórias da Copa do Mundo - FOTO: DIVULGAÇÃO

O procurador-geral suíço, Michael Lauber, questionado por sua gestão do escândalo de corrupção conhecido como "FIFAgate", apresentou sua demissão nesta sexta-feira (24), anunciada em um comunicado. Lauber, suspeito de conluio com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, depois de uma série de reuniões informais com este último, afirmou ter renunciado "no interesse das instituições".

O promotor foi afastado no ano passado da investigação do escândalo de corrupção na FIFA, devido a seus contatos não declarados, mas revelados pela mídia, com o presidente da instância. Além disso, foi punido com uma redução salarial de 8% ao ano pela Autoridade de Supervisão do Ministério Público Suíço (AS-MPC) por ter mentido e "dificultado" a investigação disciplinar sobre sua pessoa.

Sua renúncia se segue à decisão do Tribunal Administrativo Federal (TAF), ao qual o próprio Lauber recorreu para denunciar as sanções que lhe foram impostas. Em um comunicado divulgado nesta sexta, o TAF confirmou, "em essência, as falhas no dever do procurador-geral, em particular no que se refere ao terceiro encontro com o presidente da FIFA, também considerado pelo tribunal como uma violação grave dos deveres do cargo".

O TAF também inclui entre suas conclusões que o procurador-geral "atentou contra a reputação" do MP. "Respeito a decisão do Tribunal Administrativo Federal. No entanto, mantenho minha firme rejeição à acusação de ter mentido", disse Lauber no comunicado de sua demissão.

PODCAST

No podcast Liga do Escrete, um programa da Rádio Jornal exclusivo sobre futebol internacional, Alexandre Costa, Marcos Leandro, Pedro Alves e Robert Sarmento debatem tudo sobre a La Liga, que teve o Real Madrid campeão após três anos. A edição desta semana analisou a caminhada dos Merengues até o título da competição, principais jogos e também os grandes personagens dessa conquista. Além disso, o programa também abordou a crise do Barcelona, os caminhos para o clube Catalão sair dessa e a seleção do campeonato. O Liga do Escrete também debateu sobre os finalistas da Copa da Inglaterra, ida de Jorge Jesus para a Europa e a decisão da France Football de cancelar o prêmio da bola de ouro de 2020.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias