RETORNO

Governo do Estado libera competições de modalidades coletivas federadas

Em coletiva de imprensa virtual, feita semanalmente, o secretário da Educação do Estado, Fred Amancio, anunciou a retomada de competições coletivas federadas

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 21/09/2020 às 18:58 | Atualizado em 22/09/2020 às 10:17
HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 entendeu que ainda não podemos dar este passo (de reabertura das escolas da educação básica). Já para a retomada do ensino superior, sugerimos que a prioridade deve ser dada aos concluintes", destacou o secretário Fred Amancio - FOTO: HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO

Em coletiva de imprensa virtual, o secretário da Educação de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou que o Estado irá liberar a retomada de competições de modalidades coletivas federadas a partir desta terça-feira (22). As competições das modalidades individuais e os treinos das coletivas já haviam sido liberadas para fase de testes.

“A gente vai avançar mais uma etapa no nosso plano de esportes com a liberação das competições de modalidades coletivas federadas. Já tínhamos liberados os trabalhos com as modalidades individuais e os treinamentos das coletivas. Agora, a partir de amanhã, estaremos liberando as competições das modalidades coletivas envolvendo atletas federados”, disse o secretário.

De acordo com o secretário de Esportes, Diego Pérez, a decisão foi autorizada pelo comitê da Covid-19, do Governo de Pernambuco, que se baseia nas informações e números que eles obtiveram, além das análises das autoridades de saúde e dos outros secretários que compõem o comitê. "A gente (Secretaria de Esportes) valida os protocolos de cada modalidade. Criamos o protocolo (geral) de esportes e, junto às federações, o específico de cada modalidade", contou o secretário.

"Pernambuco tem se destacado e saído a frente dos outros estados em relação a liberar os treinamentos e competições individuais, depois os treinos e competições das coletivas. Esperamos que todas as equipes federadas possam seguir os protocolos específicos das modalidades e geral, de esportes, para que novos avanços aconteçam e todos tenham a melhor condição de saúde e de vida", completou Diego Pérez.

Treinos com grupo reduzido

Seguindo as recomendações protocolares do Governo do Estado, as equipes de basquete estão treinando com equipe reduzida dentro das quadras. Segundo o treinador do Sport, Rildo Accioly, a equipe masculina já havia retornado aos treinos na Uninassau, enquanto a feminina voltou às atividades nesta segunda-feira (21).

"A partir das 15h até de noite tiveram vários grupos de 10 atletas treinando. Cada grupo treinou uma hora, sendo treino individual e técnico, cada um com sua bola. Mas contato e confronto, não estamos fazendo ainda", disse o treinador. As equipes masculina e feminina do Sport Club do Recife/Uninassau irão participar de uma rodada dupla na reinauguração do Geraldão, no dia 28 deste mês.

Também com o retorno liberado, as equipes de handebol já estão se organizando para o retorno das partidas oficiais. De acordo com o treinador André Diniz, do Clube Português/Aeso, os atletas voltaram a treinar em parques abertos desde a primeira liberação, em agosto. No início de setembro, voltaram às atividades nas quadras, mas, também, com equipe reduzida. 

"A gente entende que dá para treinar no mesmo espaço, mas como seguimos o protocolo e os atletas ficaram muito tempo sem treinar, a maioria das atividades se basearam na parte técnica. Então não tinha necessidade de ter um grande volume de atletas na quadra, então era prudente estarmos com essa medida (de equipe reduzida)", destacou Diniz.

Ainda segundo o técnico do Português/Aeso, a ideia é que no dia 30 de setembro haja um congresso técnico, que pode definir o início do Campeonato Pernambucano para meados do dia 15 de outubro.

Covid-19

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, trouxe 475 novos casos da Covid-19 no domingo (20), sendo 453 com sintomas leves e os outros 22 com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta segunda-feira (21), foram 260 novos casos confirmados. Com isso, Pernambuco soma 141.777 casos da Covid-19 e 8.025 óbitos desde o início da pandemia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias