SELEÇÃO

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022 começam nesta quinta

Argentina, de Lionel Messi, enfrenta o Equador na Bombonera, em Buenos Aires

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 08/10/2020 às 10:05 | Atualizado em 08/10/2020 às 10:13
Jack GUEZ / AFP
Eliminatórias começam nesta quinta-feira. Messi, mais uma vez, com a missão de colocar a Argentina na Copa de 2022. - FOTO: Jack GUEZ / AFP

Seis seleções começam nesta quinta (8) a caminhada rumo à Copa do Mundo de 2022 no Catar. A largada das Eliminatórias Sul-Americanas marca três jogos para hoje. Às 19h30, o Paraguai recebe o Peru no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção-PAR. Quinze minutos depois, a bola rola para Uruguai x Chile no Centenário, em Montevidéu-URU. Às 21h30, tem Argentina x Equador na Bombonera, em Buenos Aires-ARG.

A primeira rodada será complementada nesta sexta (9), com Colômbia x Venezuela, às 20h30, no estádio Municipal de Barranquilla, em solo colombiano. Fechando os compromissos, o Brasil recebe a Bolívia às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Serão 18 rodadas, com as quatro primeiras seleções se garantindo de forma direta na Copa do Catar. O quinto colocado disputa uma repescagem.

As Eliminatórias Sul-Americanas começariam em março, mas os jogos foram adiados em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, as partidas seguem sem público nos estádios. E algumas seleções estão desfalcadas por conta da covid-19. A recusa de muitos clubes em ceder seus jogadores, alegando dificuldades no cumprimento da quarentena ou pelo simples medo de permitir viagens em meio à pandemia da covid-19, tornou-se o primeiro obstáculo para as seleções.

A Fifa recentemente confirmou uma decisão anunciada em agosto que permite que os clubes considerem medidas de quarentena ou restrições de viagem para ceder seus jogadores às suas seleções, exacerbando as pressões históricas entre as federações nacionais e equipes. E vários times não hesitaram em tirar partido do regulamento a seu favor.

Uma seleção atingida por essa norma foi a Colômbia, privada de seu goleiro titular, David Ospina, que joga pelo Napoli. Ele está impedido de atender à convocação devido ao isolamento preventivo ao qual a equipe italiana foi submetida depois que dois casos de coronavírus foram detectados entre os jogadores.

No Peru, Ricardo Gareca não terá Alexander Callens, Edinson Flores e Yordy Reyna, que atuam na Liga Americana de Futebol (MLS) e não tiveram permissão para viajar por conta da covid-19. O artilheiro Salomón Rondón anunciou que estará de fora da Venezuela. No Equador, o goleiro Johan Padilla foi diagnosticado com covid-19 e foi cortado da seleção.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias