COPA DO MUNDO 2022

Brasil goleia Bolívia por 5x0 na estreia das Eliminatórias 2022

O Brasil não teve dificuldades ao enfrentar a Bolívia, na Arena Corinthians, em São Paulo

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 09/10/2020 às 23:39 | Atualizado em 10/10/2020 às 0:19
AFP FOTOS
Brazil's Roberto Firmino (2-R) celebrates with teammates after scoring against Bolivia during their 2022 FIFA World Cup South American qualifier football match at the Neo Quimica Arena, also known as Itaquerao, in Sao Paulo, Brazil, on October 9, 2020, am - FOTO: AFP FOTOS

Em jogo de estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2022, o Brasil confirmou o favoritismo contra a Bolívia a venceu na Arena Corinthias por 5x0, na noite desta sexta-feira (9). Dominante durante os 90 minutos, a Seleção do técnico Tite chegou a ter mais de 80% da posse de bola no primeiro tempo. Foi a maior goleada do Brasil em estreias de Eliminatórias.

Com o placar de 4x0 sobre a Venezuela, em 1989, como a maior goleada brasileira na primeira rodada das Eliminatórias, o Brasil não teve muita dificuldade para superar essa marca. Roberto Firmino (duas vezes), Coutinho, Marquinhos e Carrasco (contra) construíram o placar recordista da Seleção canarinha.

Sem tirar o pé do acelerador, a seleção de Tite continuou buscando o resultado mesmo após os cinco gols marcados. Querendo garantir uma vaga na escalação da Copa de 2022, no Catar, os jogadores entraram querendo mostrar serviço e botaram fogo no jogo até o último momento. Melhor para o torcedor brasileiro, que foi coroado com uma bela atuação do Brasil.

Já visando a próxima partida, contra o Perú na terça-feira (13), o volante Casemiro exaltou o elenco na goleada contra a Bolívia, mas que ainda não estava na forma ideal.

"Sempre tem que melhorar. Até mesmo o entrosamento, que é o mais importante. Jogo a jogo vamos nos adaptando melhor. Sem dúvida é o mais importante. Mas hoje estamos de parabéns, levamos o jogo muito a sério, sempre buscando o resultado", contou o capitão da Seleção Brasileira.

Confira o pós-jogo com a equipe do Escrete de Ouro da Rádio Jornal:

O jogo

O Brasil já mostrou a proposta do seu jogo no primeiro minuto. Em bola trabalhada pela ponta direita, Neymar cruzou para Everton, que tinha a barra vazia para abrir o placar, mas bateu para fora. Com mais volume de jogo, durante os primeiros 10 minutos, a Seleção Brasileira deixou a bola na maior parte do tempo no campo de ataque. Com a Bolívia fechada pelo meio, o caminho foi tentar jogar pelas pontas do campo.

Não demorou muito para o Seleção Brasileira abrir o placar na Arena Corinthians. Aos 15 minutos, Coutinho jogou com Danilo na ponta direita. O lateral cruzou bola teleguiada para Marquinhos, que estava posicionado na pequena área. O zagueiro cabeceou forte para o fundo das redes. Brasil 1x0.

Sem resposta alguma da Bolívia, a seleção de Tite trabalhou a bola como quis. Antes dos 20 minutos, o Brasil tinha 88% da posse de bola. Sob uma forte chuva, os atletas viram o tempo climático mudar, mas a cara do jogo ainda era o mesmo. A Seleção Boliviana tentou trabalhar melhor a bola aos 23 minutos, mas só foi a bola passar da linha intermediária que a posse voltou para a Pentacampeã. No contra-ataque, Coutinho teve boa oportunidade ao receber na entrada da grande área. O meio-campista do Barcelona tirou da marcação e bateu para o gol, mas o goleiro Lampe fez bela defesa.

Mas era questão de tempo do Brasil ampliar o placar. Em troca de passes na entrada da grande área, Casemiro abriu na ponta para Renan Lodi. O latera-esquerdo avançou bem com a bola e bateu cruzado para, aos 30 minutos, Roberto Firmino fazer o segundo da Seleção Brasileira.

Cabeça de área, Firmino era o único que não participava da troca de passes da seleção. Em jogo que passava o tempo inteiro pelos pés de Coutinho, o volante Douglas também se fez bastante participativo na criação de jogadas.

Querendo se igualar na artilharia da Seleção Brasileira com Ronaldo Fenômeno, Neymar insistiu várias vezes a infiltração na grande área por meio dos dribles. Mas, mesmo com Firmino e Coutinho aparecendo como opção de passe, o camisa 10 acabava sendo desarmado após três ou quatro jogadores da Bolívia encostarem na marcação.

Segundo Tempo

A Seleção Boliviana tentou impôr um pouco mais de volume na etapa final, mas o Brasil continuou superior e aumentou, ainda mais, a vantagem no placar. Aos 3 minutos, Renan Lodi deu boa arrancada pela lateral e deu a bola para Neymar, na ponta esquerda da grande área. O camisa 10 cruzou a bola para Roberto Firmino, que empurrou a bola para o segundo gol dele e terceiro do Brasil na partida.

A Bolívia tentou responder, pela primera vez na partida, aos 5 minutos do segundo tempo, com belo chute de Bruno Mirada de fora da área. Weverton estava esperto e fez bela defesa, espalmando a bola para escanteio. Buscando diminuir a vantagem, a seleção visitante se jogou para o campo de ataque, se expondo para possíveis contra-ataques do Brasil.

Concretizando ainda mais a goleada, o Brasil chegou mais uma vez com jogada de Coutinho pela direita, aos 20 minutos. O camisa 11 fez boa jogada ao entrar na grande área e bater cruzado. Rodrygo, que havia substituído Everton, conseguiu encostar a cabeça na bola, mas ela passou do atacante e bateu no zagueiro Carrasco, da Bolívia, e entrou no gol.

E a Seleção não parou. Neymar, mesmo sem ter deixado o dele, serviu de garçom mais uma vez. Aos 27 minutos, o atacante recebeu na entrada da grande área e subiu pela ponta esquerda com velocidade. Sem marcação, o camisa 10 cruzou na medida para a cabeça de Phelippe Coutinho para marcar o quinto gol do Brasil na Arena Corinthians.

A seleção de Tite continuou pressionando, buscando jogo. Mesmo com a vitória nas mãos, os jogadores continuaram tentando mostrar serviço. A Bolívia começou a parar o Brasil com faltas. Chegou a tomar quatro cartões amarelos com Carrasco, Jhasmani, Céspedes e Zabala. E sem conseguir concluir mais outro lance na bola parada, o jogo foi encerrado com o placar de 5x0 para a pentacampeã.

FICHA TÉCNICA - BRASIL 5 X 0 BOLÍVIA

Brasil: Weverton; Danilo, Thiago Silva (Felipe), Marquinhos e Renan Lodi (Alex Telles); Casemiro, Douglas Luiz e Phelippe Coutinho (Everton Ribeiro); Everton (Rodrygo), Roberto Firmino (Richarlison) e Neymar. Técnico: Tite.

Bolívia: Lampe; José Sagredo, Carrasco, Valverde e Jesus Sagredo; Wayvar (Zabala), Bustamante (Franz Gonzalez) e Arábe (Cardozo); Menacho (Jhasmani), Saldías (Boris Céspedes) e Bruno Miranda. Técnico: César Farías

Árbitro: Leodán González (Uruguai). Assistentes: Nicolas Tarán e Richard Trinidad (ambos do Uruguai). Quarto árbitro: Facundo Tello (Argentina). Árbitro de vídeo: Esteban Ostoijich (Uruguai). Auxiliar de vídeo: Fernando Rapallini (Argentina).

Gols: Marquinhos aos 15 do 1º tempo, Firmino aos 30 do 1º e aos 3 do 2º tempo, Carrasco (C) aos 20 do 2º tempo, Coutinho, aos 27 do 2º tempo (BRA).

Cartões Amarelos: Thiago Silva (BRA); Carrasco, Jhasmani, Céspedes e Zabala (BOL).

CBV/DIVULGAÇÃO
Brasil x Bolívia - Seleção Brasileira - FOTO:CBV/DIVULGAÇÃO

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias