futebol

Fifpro cita ''risco irresponsável'' em amistosos

Para o secretário-geral da Fifpro Jonas Baer-Hoffmann, os amistosos aconteceram por pressão econômica

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 15/10/2020 às 18:14 | Atualizado em 15/10/2020 às 18:14
JANERIK HENRIKSSON / AFP
Portugal vai para sua 8ª Copa do Mundo, a quinta de Cristiano Ronaldo - FOTO: JANERIK HENRIKSSON / AFP

O mês de outubro chegou com as seleções voltando a ter datas Fifa, mesmo ainda em meio à pandemia do covid-19. Assim, a Fifpro, organização que representa os jogadores a nível internacional, criticou a realização de alguns amistosos, pelo risco de contaminação de coronavírus. A entidade disse que os amistosos podem trazer "grandes problemas" e ser uma "irresponsabilidade".

Em entrevista ao site britânico BBC, o secretário-geral da Fifpro Jonas Baer-Horrmann destacou que os clubes estão preocupados em ter que isolar atletas que contraiam o vírus. Um exemplo é o atacante Cristiano Ronaldo, que foi diagnosticado com covid-19 enquanto estava com a seleção portuguesa, antes do jogo contra a Suécia, pela Liga das Nações.

 

"O que estamos vendo agora, especialmente em alguns lugares fora da Europa, é que esse risco está em um nível simplesmente irresponsável e que obviamente um amistoso não pode justificar qualquer tipo de risco à saúde dos atletas. Estamos em uma situação agora onde precisamos centralizar a tomada de decisões, em como e quais circunstâncias esses jogos podem e devem acontecer, porque claramente nem todo mundo está sendo responsável", avaliou.

Baer-Hoffmann acredita que os amistosos foram disputados por pressão econômica, já que as federações que organizam essas partidas tem grandes contratos comerciais. Mas, a prioridade dessas federações deveria ser a saúde dos jogadores. "É muito difícil imaginar, do ponto de vista esportivo e de saúde, que esses jogos teriam prioridade se houver riscos severos", concluiu.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias