FUTURO

Futebol x Tecnologia: Transmissões televisivas têm a imersão como foco

Tecnologia de replay em 360º é um dos principais investimentos nas transmissões futebolísticas

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 20/10/2020 às 14:56 | Atualizado em 20/10/2020 às 15:05
DIVULGAÇÃO / LALIGA
A LaLiga é uma das competições que mais investe em novidades tecnológicas - FOTO: DIVULGAÇÃO / LALIGA

Tecnologia e futebol sempre andaram lado a lado, desde a invenção da televisão, das transmissões coloridas para a imersão do espectador para dentro do campo. Estando apenas no sofá de casa, o fã do esporte passou a estar cada vez mais próximo dos atletas, principalmente nas grandes ligas. Em plena pandemia e proibição da torcida nos estádios, imersão passou a ser a palavra chave na hora de transmitir um evento esportivo.

Um grande exemplo desse avanço tecnológico é a LaLiga, campeonato espanhol, que passou a implementar a inteligência artificial e realidade aumentada em boa parte dos estádios para as suas transmissões. A Liga dos Campeões e Premier League, da Inglaterra, também são exemplos do uso da tecnologia no futebol.

Uma das coisas que viraram tendência na década, em transmissões, foi o uso da tecnologia que permite a visão de um lance em 360º. A TV Globo chegou a implementar em 2014, no Campeonato Brasileiro, mas ainda de forma muito prematura e com poucos recursos, comparado a atualmente. A LaLiga entrou como a primeira liga de futebol que implantou o replay em 360º. Atualmente, oito estádios espanhois usa a tecnologia: Real Madrid, Valencia CF, FC Barcelona, Athletic Club, Atlético de Madrid, Real Betis, Sevilla FC e Real Sociedad.

A tecnologia implantada pela Intel, que usa o sistema 'True View' para viabilizar a projeção do lance em todos os ângulos, também está presente na Premier League, mas ainda em poucos estádios. Em 2019, a empresa anunciou o uso da tecnologia apenas nos estádios do Manchester City, Arsenal e Liverpool. O sistema também é usado nas ligas esportivas norte-americanas, como na NFL (futebol americano), MLB (beisebol) e NBA (basquete).

Outra tendência que vem se consolidando nas grandes ligas é a câmera aérea, presente em competições como a Copa do Mundo FIFA e as competições continentais. Conhecida como Spidercam, a câmera aérea tem uma dinâmica de movimentação parecida com a de um drone, mas em vez de voar pelo céu, é presa em quatro cabos de aço e tem mobilidade para o redor de todo o campo.

Mas não uma tecnologia muito recente. A Spidercam chegou a estrear no Brasil ainda em 2005, na despedida de Romário pela Seleção Brasileira no Pacaembú. Sendo uma tecnologia cara, a câmera aérea demorou alguns anos para começar a ser implantada nos grandes estádios.

Imersão Sonora

Estar em um estádio não significa apenas proximidade com os atletas, mas está presente com outros torcedores. As arenas passaram utilizar um DJ de torcida, aproveitando o sistema de som dos grandes estádios para simular a presença do torcedor. A LaLiga, a fim de aumentar a experiência de imersão, introduziu uma espécie de torcida virtual, com som incluído para as transmissões.

No futebol brasileiro, a TV Globo fez sua primeira transmissão com áudio imersivo na TV aberta no jogo do Corinthians contra o Atlético-GO, no dia 30 de setembro. A tecnologia valorizou os elementos da partida, como o som dos chutes, vozes dos jogadores e técnicos e o barulho da bola balançando as redes.

A tecnologia acabou sendo limitada para quem não tem televisões muito modernas, mas quem usa aparelhos de som como home theater 5.1, ou outros abarelhos com a tecnologia Dolby Atmos, com configuração em 5.1.4, conseguiram aproveitar a imersão de forma mais completa.

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