MELHOR DO MUNDO EM PERNAMBUCO

Brasil x Argentina: Messi em Pernambuco pela primeira vez? Maradona já esteve

Dessa vez, a expectativa do torcedor pernambucano é ver o duelo entre Neymar e Messi

Robert Sarmento
Cadastrado por
Robert Sarmento
Publicado em 23/10/2020 às 11:39 | Atualizado em 23/10/2020 às 11:39
AGUSTIN MARCARIAN / AFP
JOGO BOM Messi vai tentar levar Argentina à vitória ante colombianos - FOTO: AGUSTIN MARCARIAN / AFP

Quem gosta de futebol e não está ansioso para acompanhar de perto o maior clássico da América? Conforme adiantou o colunista do Jornal do Commercio, Carlyle Paes Barreto, a partida entre Brasil e Argentina, pela Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, vai acontecer na Arena de Pernambuco, no dia 30 de março de 2021. Após acompanhar Neymar de perto, o torcedor pernambucano pode ter a chance (talvez, única) de assistir Lionel Messi desfilar seu talento na Terra dos Altos Coqueiros. Ou melhor! Um duelo entre os dois.

Considerado um dos melhores jogadores da história, o craque da seleção albiceleste e do Barcelona só deve ficar fora da lista de convocados caso esteja suspenso, lesionado ou não queira entrar em campo. Se o acaso não ‘chamar para si a responsabilidade’, os pernambucanos irão acompanhar Messi pela primeira vez de perto. Mesmo que a torcida seja contra (pelo menos, da maioria), vale o ingresso (ainda não disponíveis). Para quem já foi à Bahia, em jogo contra a Colômbia pela Copa América de 2019, deverá ser a vez de conhecer o frevo.

Maradona no Recife

O clássico Brasil x Argentina já aconteceu em Pernambuco. Em 23 de março de 1994, o estádio do Arruda, localizado na Zona Norte do Recife, recebeu o clássico histórico. Entre tantas figuras ilustres, os torcedores presenciaram a figura de Diego Maradona já em fim de carreira. Mesmo assim, o ídolo argentino era uma grande atração. Ele saiu do túnel do gramado do Arruda, mas não jogou por causa de uma lesão muscular e ficou no banco de reservas. Já apontado como um dos maiores nomes o futebol, e antes do doping na Copa do Mundo daquele ano, o público pernambucano queria ter visto o craque em ação.

Pouco mais de 27 anos depois, uma nova geração tende a ter uma chance bem maior de ver Messi em duelo contra Neymar. Os números do confronto particular entre eles após a ficha técnica de Brasil 2 x 0 Argentina. Na ocasião, o Brasil quebrou um tabu de cinco anos sem vitória contra os hermanos (desde a Copa América de 1989). Os dois gols foram feitos por Bebeto. Vale lembrar também que o clássico marcou a estreia de Ronaldo pela seleção principal.

Brasil: Zetti; Cafu, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes (Mozer) e Branco (Leonardo); Mauro Silva, Dunga (Mazinho), Raí (Rivaldo) e Zinho; Bebeto (Ronaldo) e Muller. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Argentina: Goycoechea; Hernán Diaz, Vasquez, Cáceres e Chamot; Redondo, Simeone, Cagna (Montserrat) e Leonardo Rodriguez (Ortega); Claudio Garcia e Batistuta. Técnico: Alfio Basile.

Árbitro: Wilson Souza. Gols: Bebeto (aos 6’ do 1T e 32’ 2T).

Messi x Neymar: Amigos, amigos… Negócios à parte

A amizade entre Neymar e Messi é bastante conhecida no futebol. Os dois, juntamente com o uruguaio Luis Suárez, formaram o trio MSN e fizeram história no Barcelona entre os anos de 2015 e 2017. Apesar da sintonia dentro dentro de campo, uma famosa frase vem à tona quando eles são adversários: Amigos, amigos… Negócios à parte. Ambos já se enfrentaram e, nesse confronto particular, ninguém ‘tá on’! Desde 2010, foram cinco duelos, com duas vitórias de Messi, incluindo um hat-trick em 2012, e duas de Neymar. A última vez em que eles se encontraram com as camisas das seleções foi em 2016, no Mineirão, com vitória do Brasil por 3 x 0 nas Eliminatórias para a Copa da Rússia.

Os confrontos

BRASIL 3 x 0 ARGENTINA - 10 Novembro 2016 (Eliminatórias para a Copa da Rússia)

BRASIL 2 x 0 ARGENTINA - 11 Outubro 2014 (Amistoso)

BRASIL 3 x 4 ARGENTINA - 9 Junho 2012 (Amistoso)

BRASIL 0 x 1 ARGENTINA - 17 Novembro 2010 (Amistoso)

Até a data desta publicação, Neymar marcou 64 gols em 132 partidas oficiais pela Seleção Brasileira, superou Ronaldo Fenômeno como o segundo maior artilheiro de todos os tempos, atrás apenas de Pelé (77 gols). O rei do futebol recentemente completou 80 anos e, mesmo após ter sido diagnosticado com covid-19, afirmou que mantém o bom humor. Na Seleção Argentina, Messi marcou 71 gols, por enquanto, em 140 jogos e é o maior artilheiro, desde que superou o recorde de Gabriel Batistuta em uma cobrança de falta diante dos Estados Unidos na semifinal da Copa América Centenário em 21 de junho de 2016

Vai ter torcida para Brasil x Argentina?

A expectativa na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de acordo com o colunista Carlyle Paes Barreto, é que o Superclássico seja com presença de torcida. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que grande parte da população em todo mundo, provavelmente, terá de esperar até 2022 para ser vacinada contra a covid-19. Antes de serem lançadas e repassada à sociedade, existem três fases de testes clínicos (avaliação da maneira de uso, dose, funcionamento e resultado). A última etapa da experiência se refere ao uso da vacina de verdade por parte de indivíduos e outra toma doses placebo, que não tem efeito sobre o sistema imunológico. No Brasil, a última reunião sobre a volta do público nos estádios foi adiada e o tema deve ser discutido com os clubes entre o fim de outubro e início de novembro de 2020.

Troca para melhor

Vale lembrar que a Arena de Pernambuco foi escolhida para receber a estreia das Eliminatórias para a Copa do Catar. O jogo seria entre Brasil x Bolívia no dia 27 de março de 2020. A partida foi adiada devido à pandemia da covid-19. A Eventim, empresa responsável pelos ingressos teve que reembolsar os torcedores e afirmou que avisou os clientes do cancelamento da compra, cabendo aos bancos realizarem os estornos. Em poucas horas, o duelo esgotou mais de 40 mil ingressos. Quando o futebol retornou, o jogo foi transferido para a Arena Neo Química, em São Paulo. Sem público, a Seleção Brasileira goleou por 5 x 0. Se o povo pernambucano perdeu a estreia da seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas, ganhou o Superclássico Brasil x Argentina.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias