Pelé é um ídolo atemporal

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 24/10/2020 às 2:00
ACERVO JC
VOZ E VIOLÃO Pelé sempre gostou muito de música - FOTO: ACERVO JC
Leitura:

Felizmente vive-se em uma época que até os mais novos podem ver os feitos de Pelé, através de imagens de arquivo disponibilizadas na internet. Ontem, o Rei do futebol completou 80 anos e atrai os olhares de quem vive grudado no celular. Em um levantamento de dados digitais, foi observado que 33% dos seguidores do ex-jogador no Instagram têm menos de 18 anos.

Os dados da Decode mostram como Pelé é atemporal e ainda um ídolo mundial. Com 4,1 milhões de seguidores na rede social de fotos, um terço é composto por adolescentes. Dentro desses jovens, 39% são garotos que praticam futebol. E não são só brasileiros. Quase metade do total de seguidores do ex-atacante é estrangeira.

O aniversário de Pelé esteve entre os tópicos mais comentados no Twitter ontem. No microblog, ele tem mais de 2,5 milhões de seguidores. Pelé ganhou, inclusive, um emoji comemorativo, nas hashtags #Pele80 e #ORei80.

FIFA

E foi através das redes que ele recebeu diversas homenagens. A Fifa, entidade maior do futebol mundial, usou fotos históricas, números e até frases de famosos. Em seu site, a federação reconheceu a importância do "Rei" e não poupou elogios ao que o brasileiro fez pela modalidade dentro e fora de campo.

"Feliz Aniversário de 80 anos ao 'Rei'", diz o título de uma das três publicações que homenageiam o ex-atacante. "Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez seja o que melhor ilustra a incalculável importância que você tem para o futebol", disse.

"Assistir a ele jogar era como ver o prazer de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem feito", disse Nelson Mandela, em declaração lembrada pela publicação da Fifa.

A página oficial da Fundação Nelson Mandela relembrou, no Twitter, a amizade entre os dois homens. "Hoje nós celebramos e honramos a vida de Pelé como um amigo e apoiador da Fundação Nelson Mandela e seu trabalho. Feliz 80 anos para uma lenda. Nós o celebramos", diz o post com três fotos da dupla.

Essa atuação de Pelé fora dos gramados também foi lembrada pela Fifa. "Há uns poucos nomes que são conhecidos no mundo todo. Isso inclui algumas figuras históricas, um pequeno número de ícones da música e do cinema, assim como um grupo exclusivo de esportistas, sendo Pelé um deles, de forma inquestionável. Não importa a geração, o país ou a origem das pessoas, todos conhecem o famoso atacante brasileiro."

 

Comentários

Últimas notícias