Diego Armando Maradona é, além de um craque do passado, um grande personagem. Nesta sexta-feira (30), o ídolo do futebol argentino completa 60 anos. E ao longo dessas seis décadas, ele apareceu nas telas jogando futebol e também em filmes sobre sua vida. Para comemorar o aniversário de Don Diego, listamos algumas dessas películas centradas nele que se auto intitula "uma das estrelas do esporte mundial mais amada".
E é o documentário Amando a Maradona que busca provar essa paixão mundial pelo craque. Lançado em 2005, é o próprio ex-jogador que reavalia sua vida e o amor dos fãs. De Cuba a Nápoles, de Buenos Aires ao Rio de Janeiro, em Zurique ou Barcelona, indo até a Patagônia Argentina, torcedores mostram a idolatria que os leva a tatuar o ídolo e comemorar o Natal no aniversário de Don Diego. Veja um resumo da carreira de Maradona no vídeo abaixo, produzido pelo canal de streaming Danz.
Em 2007, foi lançado o ítalo-argentino Maradona, la mano di Dio (Maradona, a mão de Deus). O ator italiano Marco Leonardi (Era uma vez no México) interpreta o jogador nesta cine-biografia baseada na vida do craque alviceleste. O filme conta a vida de Maradona desde a infância até o infarto sofrido em 2000, passando pelos tempos de glória em campo.
Maradona por Kusturica, de 2008, é outro documentário sobre a história do ídolo do futebol argentino. Dessa vez, através da visão do diretor Emir Kusturica, fã do jogador. Políticos e artistas também aparecem no filme. Em 2016 foi lançado mais um documentário sobre Don Diego. Em O Campeão Impossível, o argentino é abordado como influência no futebol de seu país.
Mais recente e com imagens inéditas há um quarto documentário. Do diretor Asif Kapadia, ganhador do Oscar, que também foi responsável pelas histórias de Senna e Amy nas telas, Diego Maradona foi lançado pela HBO no ano passado. O filme de 2019 foi montado a partir de mais de 500 horas do arquivo pessoal do ex-jogador.
Veja matéria especial sobre o maior jogo da carreira de Maradona, a vitória por 2x1 sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa de 1986, no México. Vídeo produzido pelo canal de streaming Dazn.
Comentários