futebol

Comemore o aniversário de Maradona com filmes sobre o craque argentino

Don Diego é uma das maiores personalidades do esporte mundial e sua vida virar vários filmes só reafirma isso

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 30/10/2020 às 10:54
Notícia

Reprodução/Twitter
A vida de Maradona virou filme várias vezes. - FOTO: Reprodução/Twitter
Leitura:

Diego Armando Maradona é, além de um craque do passado, um grande personagem. Nesta sexta-feira (30), o ídolo do futebol argentino completa 60 anos. E ao longo dessas seis décadas, ele apareceu nas telas jogando futebol e também em filmes sobre sua vida. Para comemorar o aniversário de Don Diego, listamos algumas dessas películas centradas nele que se auto intitula "uma das estrelas do esporte mundial mais amada".

E é o documentário Amando a Maradona que busca provar essa paixão mundial pelo craque. Lançado em 2005, é o próprio ex-jogador que reavalia sua vida e o amor dos fãs. De Cuba a Nápoles, de Buenos Aires ao Rio de Janeiro, em Zurique ou Barcelona, indo até a Patagônia Argentina, torcedores mostram a idolatria que os leva a tatuar o ídolo e comemorar o Natal no aniversário de Don Diego. Veja um resumo da carreira de Maradona no vídeo abaixo, produzido pelo canal de streaming Danz.

Em 2007, foi lançado o ítalo-argentino Maradona, la mano di Dio (Maradona, a mão de Deus). O ator italiano Marco Leonardi (Era uma vez no México) interpreta o jogador nesta cine-biografia baseada na vida do craque alviceleste. O filme conta a vida de Maradona desde a infância até o infarto sofrido em 2000, passando pelos tempos de glória em campo.

Maradona por Kusturica, de 2008, é outro documentário sobre a história do ídolo do futebol argentino. Dessa vez, através da visão do diretor Emir Kusturica, fã do jogador. Políticos e artistas também aparecem no filme. Em 2016 foi lançado mais um documentário sobre Don Diego. Em O Campeão Impossível, o argentino é abordado como influência no futebol de seu país.

Mais recente e com imagens inéditas há um quarto documentário. Do diretor Asif Kapadia, ganhador do Oscar, que também foi responsável pelas histórias de Senna e Amy nas telas, Diego Maradona foi lançado pela HBO no ano passado. O filme de 2019 foi montado a partir de mais de 500 horas do arquivo pessoal do ex-jogador. 

Veja matéria especial sobre o maior jogo da carreira de Maradona, a vitória por 2x1 sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa de 1986, no México. Vídeo produzido pelo canal de streaming Dazn.

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias