Agora não resta mais nenhuma dúvida, explicação ou estatística. O Santa Cruz está matematicamente classificado para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (7), o tricolor venceu o Vila Nova por 2x0 no estádio do Arruda, pela 14ª rodada do Grupo A da competição.
Veja o tempo real de Santa Cruz x Vila Nova
Com o resultado, a equipe coral chegou aos 33 pontos e não pode mais ser alcançada pelo quinto colocado, que no momento é o Ferroviário-CE, com 18 pontos. Também neste sábado, o time cearense ficou no 1x1 com o Manaus. Portanto, só chegaria aos 30 pontos em caso de vitória nas quatro rodadas restantes. Jacuipense-BA (17 pontos), Paysandu e Treze (ambos com 16), que jogam neste domingo (8), podem ultrapassar o Ferroviário, mas nenhum deles, mesmo vencendo todos os jogos, alcança os 33 pontos do Santa Cruz.
Portanto, os comandados de Marcelo Martelotte têm ainda quatro rodadas para fazer uma boa preparação para o quadrangular da segunda fase, que vai definir quem sobe para a Segunda Divisão em 2021. O próximo desafio do Santa é o Remo, sexta-feira (13), em Belém-PA.
Neste sábado, contra o Vila Nova, mesmo sem a presença de cinco titulares - Toty, Danny Morais, William Alves, Paulinho e Pipico (todos testaram positivo para a covid-19, assim como o reserva Denilson -, o Santa Cruz se superou e derrotou o Vila Nova, que está em segundo lugar, com 24 pontos. Os gols foram de Lourenço e Chiquinho, ambos no primeiro tempo. Veja os gols da partida, que teve a transmissão do canal por streaming Danz.
O Jogo
Desfalcado, a postura do Santa Cruz perante o Vila Nova ainda era uma icógnita. Tanto que a equipe visitante começou a partida já pressionando no campo de ataque, mas sem dar muito perigo à meta de Maycon Cleiton. A primeira etapa teve seus 10 primeiros minutos muito truncados. Muitos erros de passe para os dois lados e poucas oportunidades.
O Santa Cruz chegou com perigo aos 13 minutos, em uma bela cobrança de falta de Chiquinho, que bateu na trave do lado esquerdo do goleiro Clériston. Victor Rangel tentou pegar o rebote de carrinho, mas não conseguiu acertar a bola em cheio. O Vila Nova tentou responder aos 16, com Alan Mineiro, mas Perí interceptou a finalização do atleta da equipe goiana.
Mostrando a força dentro de casa, o Santa continuou insistindo. André, que atuou como segundo volante, recuperou boa bola na intermediária, aos 18 minutos, e bateu para a defesa do goleiro adversário.
Com a expectativa de marcar um gol na partida, Victor Rangel fez o papel de garçom. Aos 27 minutos, o atacante deu um lindo passe em profundidade para Lourenço, que esperou a bola entrar na grande área para bater de primeira e abrir o placar para o Santa Cruz.
O Vila tentou responder aos 39 minutos, com cabeceio de Talles rapando a trave. Mas foi aos 45 minutos que Chiquinho recebeu uma segunda chance em uma falta sofrida por Lourenço, na entrada da grande área. O camisa 10 bateu forte, por cima da barreira, e não teve a trave como empecilho, dessa vez. A bola caiu no fundo das redes para o Santa Cruz ampliar o placar no Arrudão.
Segundo Tempo
O Vila Nova mudou a postura no segundo tempo. Se expôs mais e foi perigoso durante boa parte da etapa final.Já no primeiro minuto, a equipe goiana cobrou escanteio fechado, dando um susto em Maycon Cleiton, que desviou para mais outro escanteio. Alan Mineiro, aos 7 minutos, tentou linda jogada ao driblar três atletas do Santa e pingando a bola para Caíque, mas o atacante bateu para fora.
Mesmo com o placar nas mãos, o Santa ainda tentou ampliar a vantagem. Aos 13, Chiquinho fez boa tabela com Lourenço, mas finalizou fraco. André também havia tentado de longe, mas a bola bateu no defensor do Vila.
O jogo acabou sendo de muitas faltas para a parte do time visitante, que teve que contar os contra-ataques de Lourenço e Victor Rangel. Foram seis para o Vila Nova, no total. No lado do Santa, Chiquinho e Elivelton saíram amarelados.
A partida se estendeu sem muitas oportunidades para a equipe. Aos 39, Manuel Biancucchi teve chance de diminuir a vantagem Coral em uma falta perigosa, mas Maycon Cleiton fez linda defesa. O Santa respondeu aos 45, com Augusto Potigar, que tentou cruzar mas a bola acabou indo em direção ao gol, e aos 46, com tabela de André com Mayco Félix, mas o volante finalizou em cima do defensor adversário.
O Santa Cruz administrou o relógio a seu favor e garantiu o placar no Arruda, estádio onde não perde desde o dia 5 de julho de 2019.
Veja toda a jornada esportiva do Escrete de Ouro no canal da Rádio Jornal no YouTube.
FICHA TÉCNICA - SANTA CRUZ 2 X 0 VILA NOVA-GO
Santa Cruz: Maycon Cleiton; Augusto Potiguar, Elivelton, Célio Santos e Perí; Bileu, André e Didira; Chiquinho (Tinga), Lourenço (Jáderson) e Victor Rangel (Mayco Félix). Técnico: Marcelo Martellote.
Vila Nova-GO: Clériston; Celsinho, Rafael Donato (Simon), Adalberto e Mário Henrique; Dudu, Pedro Bambu (Emanuel Biancucchi) e Alan Mineiro (Francis); Rodrigo Alves (Caique), Talles (Rafhael Lucas) e Henan. Técnico: Bolívar.
Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Assistentes: Daniel do Espirito Santo Parro e Lilian da Silva Fernandes Bruno (Ambos do Rio de Janeiro).
Gols: Lourenço, aos 27 do 1º tempo, e Chiquinho, aos 45 do 1º tempo.
Cartões amarelos: Chiquinho e Elivelton (S); Mário Henrique, Rafael Donato, Caíque, Adalberto, Manuel Biancucchi e Celsinho (V).
Comentários