AUTOMOBILISMO

Piloto do SuperBike é a 3ª vítima fatal em menos de dois anos na pista de Interlagos

O autódromo de Interlagos, criticada por não ser adequada para corridas de motocicletas, já acumula três mortes desde 2019 e cinco, desde 2015

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 10/11/2020 às 12:29 | Atualizado em 10/11/2020 às 12:30
Reprodução/Motosport
Matheus Barbosa, de 23 anos - FOTO: Reprodução/Motosport

No último domingo (8), um acidente deixou os fãs do SuperBike de luto. O piloto Matheus Barbosa, de 23 anos, chocou numa estrutura de metal após perder o controle da sua moto em uma das curvas do autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mas não foi a primeira vez que aconteceu um acidente na pista paulista. É a terceira morte na categoria em menos de dois anos. Em 2019, num intervalo de dois meses, as vítimas foram Maurício Paludete, o ‘Linguiça’, e o outro foi Danilo Berto, ambos em Interlagos.

Construida para corrida de carros, o autódromo de Interlagos já recebeu bastante críticas de entusiastas do SuperBike pela pista não ser adequada para motocicletas. A categoria havia adotada novas medidas de segurança para evitar acidentes justamente após a morte de Paludete e Danilo Berto, mas não foi o suficiente para Matheus Barbosa conseguir escapar do acidente fatal. A categoria, agora, soman seis mortes desde 2015. Cinco delas em Interlagos e uma em Goiânia.

Em nota, a SuperBike Brasil lamentou a morte do piloto de 23 anos, que confirmou o cancelamento das seguintes provas da SBK Pro 2020

Confira a nota na íntegra

Com imensa tristeza o SuperBike Brasil comunica o falecimento do piloto Matheus Barbosa na prova da categoria SBK Pro válida pela 5ª Etapa do Campeonato 2020, realizada neste domingo (08/11) no Autódromo de Interlagos – SP.

O acidente ocorreu na curva da Junção, um trecho com áreas de escape e sem nenhum histórico de acidentes graves. Matheus foi atendido pela equipe médica mais próxima em menos de 60 segundos. Ainda assim, apesar de todos os esforços, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Em respeito ao nosso querido Matheus, e sobretudo a família, todas as atividades do dia foram imediatamente encerradas, as demais provas restantes canceladas e a corrida na qual o acidente ocorreu imediatamente interrompida em bandeira vermelha.

Matheus, natural de Anápolis – GO, era um piloto altamente experiente e com títulos em sua carreira, entre eles de Campeão Brasileiro da SuperSport. Possuía todas as credenciais necessárias como piloto e atendia todos os rígidos protocolos de segurança em vigor. Dentre os mais de 350 pilotos do Campeonato Matheus contava, entre outras características psicológicas, com o mais rápido índice de resposta e reflexo atestado pelos exames psicotécnicos anuais, semelhantes aos realizados na aviação comercial civil.

Cumprindo a legislação a Organização comunicou a Polícia, e todas as medidas relativas a perícia e demais providencias estão sendo tomadas.

A prova decorria dentro de todas as condições de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes.

Nesse momento a Organização tem como prioridade dedicar total atenção e suporte a família do Matheus.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias