AFP
A Fórmula 1 prevê um número recorde de 23 corridas entre 21 de março e 5 de dezembro de 2021, com uma estreia, a Arábia Saudita em 28 de novembro, apesar da pandemia de coronavírus, de acordo com o calendário provisório divulgado nesta terça-feira (10).
O Grande Prêmio do Brasil está mantido em Interlagos (São Paulo), sem a mudança para o Rio de Janeiro, onde os trabalhos de construção de um novo autódromo em Deodoro não começaram.
A prova do Vietnã, em dúvida após a detenção por corrupção do ex-prefeito de Hanói, não aparece no calendário. A data de 25 de abril, que inicialmente seria a do GP vietnamita, está mantida à espera de um circuito.
Após uma temporada de 2020 reduzida de 22 etapas (uma a mais que o atual recorde, 21) para 17, na Europa, Rússia, Turquia e Golfo Pérsico, a F1 pretende recuperar um calendário parecido ao que tinha antes da pandemia.
"Nossos anfitriões em 2021 estão tranquilos com a retomada das corridas em total segurança na temporada e estão convencidos dos procedimentos implementados para permitir um retorno a um certo nível de normalidade", afirmou a direção da F1 em um comunicado.
A Holanda, país do popular piloto da Red Bull Max Verstappen, recupera seu lugar no calendário um ano depois do planejado, em 5 de setembro no circuito de Zandvoort. O país não recebe a F1 desde 1985.
O GP da Arábia Saudita, 33º país a receber uma prova da categoria, será disputado nas ruas da cidade de Jidá, oeste do país. O calendário ainda precisa ser aprovado pelo conselho mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Calendário provisório da F1 para 2021:
21 março: Austrália (Melburne)
28 março: Bahrein (Sakhir)
11 abril: China (Xangai)
25 abril: a confirmar
9 maio: Espanha (Barcelona)*
23 maio: Mônaco (Mônaco)
6 junho: Azerbaijão (Baku)
13 junho: Canadá (Montreal)
27 junho: França (Le Castellet)
4 julho: Áustria (Spielberg)
18 julho: Grã-Bretanha (Silverstone)
1 agosto: Hungria (Budapeste)
29 agosto: Bélgica (Spa-Francorchamps)
5 setembro: Holanda (Zandvoort)
12 setembro: Itália (Monza)
26 setembro: Rússia (Sochi)
3 outubro: Singapura (Marina Bay)
10 outubro: Japão (Suzuka)
24 outubro: Estados Unidos (Austin)
31 outubro: México (México)
14 novembro: Brasil (São Paulo)*
28 novembro: Arábia Saudita (Jidá)
5 dezembro: Abu Dhabi (Yas Marina)
* sob condição de contrato
Comentários