O Santa Cruz encerrou sua participação na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro com um empate por 3x3 com o Ferroviário, na tarde deste sábado (5), pela 18ª rodada do Grupo A. Se não foi possível voltar a vencer, pelo menos o tricolor acabou com a série de derrotas, já que tinha perdido para Manaus e Jacuipense antes de entrar em campo neste sábado diante dos cearenses. Veja os gols da partida, que teve a transmissão do canal por streaming Dazn.
> Veja o tempo real de Santa Cruz x Ferroviário
> Veja a tabela do Santa Cruz na segunda fase
Já classificado em primeiro lugar da chave, o Santa (37 pontos) vai entrar agora na fase decisiva da competição, os quadrangulares que vão definir as equipes que sobem para a Segunda Divisão em 2021. O novo grupo dos corais tem Vila Nova, Ituano e Brusque.
O Vila Nova venceu por 1x0 o Jacuipense e acabou em terceiro lugar no Grupo A, com 31. Remo (segundo) e Paysandu (quarto) também se classificaram para a próxima fase. Já o Treze ficou no 1x1 com o Botafogo-PB e foi rebaixado para a Série D, junto do Imperatriz-MA. Ituano e Brusque foram o segundo e quarto colocados do Grupo B, respectivamente.
Os quadrangulares terão início no próximo final de semana (12 e 13 de dezembro). Os jogos serão em ida e volta, com os dois primeiros conquistando o acesso para a Série B.
> Veja a fase decisiva da Série C do Brasileiro no canal por streaming Dazn
O JOGO
No duelo deste sábado (5) contra o Ferroviário, o técnico Marcelo Martelotte poupou alguns titulares que estavam pendurados com dois cartões amarelos e poderiam ficar fora da estreia do quadrangular em caso de mais uma punição ante o time cearense.
Com o Santa Cruz já classificado e o Ferroviário-CE ‘preso’ no meio da tabela (nem G-4 e Z-4), o duelo de tricolores começou bem animado, com velocidade. As duas equipes aceleravam os passes e tentavam chegar de forma rápida no ataque. O Tricolor do Arruda pressionou a saída de bola e marcou no campo ofensivo, mostrando que queria o domínio do jogo. Os primeiros minutos 10 minutos de partida foram de muita disposição para tirar o empate do placar. Os dois times, assim que tinham a posse da bola, colocavam um ritmo rápido para chegar ao campo de ataque.
Mesmo assim, a primeira boa jogada que teve finalização aconteceu aos 11 minutos. Após troca de passes pelo lado direito, Didira encontrou Paulinho dentro da área. O volante não finalizou firme, mas levou relativo perigo. A partir dos 15 minutos, Santa Cruz e Ferroviário-CE desceram as linhas de marcação para impedir o contra-ataque ou a rápida transição ofensiva. Curiosamente, as chances apareceram mais. Aos 20, Célio Santos subiu muito, em cruzamento de Perí, mas não aproveitou a saída errada do goleiro e tocou para fora. Quatro minutos depois, na saída errada da defesa coral, Esquerdinha teve a chance de abrir o placar para o Ferroviário-CE. Ele bateu na saída do goleiro, mas acertou a rede pelo lado de fora.
Já aos 27 minutos, Jáderson encontrou o espaço para finalizar de perna esquerda e chutou forte da entrada da grande área e o goleiro Nícolas espalmou para o lado. Foi o momento melhor momento da equipe coral no primeiro tempo da partida. No entanto, o que era um jogo tranquilo para o Santa Cruz virou um confronto equilibrado. Quando o relógio marcava 30 minutos, Esquerdinha cobrou falta lateral com perigo e Maycon Cleiton fez a defesa de segurança ao dar um soco na bola. O lance mostrou que o tricolor cearense cresceu no jogo.
Depois dos 30 minutos, Marcelo Martelotte deu um ‘puxão de orelha’ e os donos da casa voltaram a pressionar os visitantes. Na reta final dos primeiros 45 minutos, Paulinho ainda tentou duas finalizações em sequência, mas acertou o adversário nos dois lances. Na terceira oportunidade, Willian Alves chuta descalibrado e mandou longe do gol. A primeira etapa ficou mesmo no empate sem gols.
SEGUNDO TEMPO COM GOLS
Na volta do intervalo, nenhum dos treinadores mexeu nos times titulares. Os 45 minutos finais começaram com uma falta perigosos dos mandantes com Chiquinho. Ele cobrou a falta na entrada da área e, por pouco, não abriu o placar. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro. Em seguida, veio o castigo. O zagueiro Célio Santos saiu jogando errando, originou o contra-ataque do Ferroviário-CE e, para piorar, o árbitro marca toque de mão do jogador coral. O atacante Willian Lira bateu no meio do gol e abriu o placar no Arruda. Alguns minutos depois, em uma bola cruzada da esquerda para dentro da área, Willian Lira apareceu de novo e acertou um chute alto. 2 x 0.
Atrás no placar, o tricolor pernambucano ‘acordou’. Em cerca de 15 minutos, empatou e virou a partida. Aos 16, 20 e 29 minutos, respectivamente, Célio Santos diminuiu de cabeça, Caio Mancha disputou com o zagueiro no empate e Chiquinho aproveitou mais um cruzamento do lado esquerdo para virar o jogo. Era o Santa Cruz efetivo de toda a primeira fase da Série C.
Os minutos seguintes foram de pouca bola rolando, muitas substituições e poucos lances de perigo. Entretanto, as duas equipes não tinham nada a perder no confronto, o resultado seguia em aberto e um lance mudaria o placar. Foi exatamente o que aconteceu. Em uma bola parada, aos 38 minutos, Júnior Batista, no primeiro toque na bola, deixou tudo igual. Ele aproveitou o rebote de Maycon Cleiton e deu números finais. 3 x 3. Depois da emoção, o jogo ficou morno. O desgaste físico pesou na reta final do segundo tempo. Era só esperar o apito final.
FICHA DO JOGO
Local: estádio do Arruda, em Recife (PE).
Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA).
Assistentes: Marcos Welb Rocha de Amorim (BA) e Edevan de Oliveira Pereira (BA).
Gols: Célio Santos aos 16’, Caio Mancha aos 20’ e Chiquinho os 29’ do 2° tempo (STA); Willian Lira, aos 7’ e 14’, e Júnior Batista aos 38’ do 2º tempo (FER).
Cartões amarelos: Célio Santos (STA); Willian Machado (FER).
Comentários