liga dos campeões

Rafael, zagueiro do Istanbul, relata insulto racista a auxiliar do time

O quarto árbitro Sebastian Coltescu, romeno, se dirigiu ao auxiliar técnico Perre Webó com ofensas raciais

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 08/12/2020 às 19:56 | Atualizado em 08/12/2020 às 19:56
FRANCK FIFE / AFP
CAMPO Rafael disse que Webo não estava no banco quando foi ofendido - FOTO: FRANCK FIFE / AFP

Em solidariedade ao auxiliar técnico Pierre Webó e em protesto contra o racismo, jogadores de PSG e Istanbul deixaram o gramado do estádio Parc des Princes, nesta terça-feira (8), em jogo da última rodada da fase de grupo da Liga dos Campeões. O zagueiro brasileiro Rafael, do time turco, detalhou a situação, em entrevista ao Esporte Interativo.

O jogo estava bastante truncado, aos 18 minutos. Rafael acabava de receber um cartão amarelo, que revoltou Webó. O auxiliar não estava no banco, ficando mais em cima, mas cadeiras. Então, o quarto árbitro, o romeno Sebastian Colescu, se dirigiu a ele com termos racistas.

 

“O quarto árbitro chegou pra um assistente aqui do clube, que estava gritando muito. O cara tava lá em cima, nem sei porque.... quer dizer, sei porque, porque ele é racista. O cara tava gritando e ele falou 'negro, sai daí, você vai embora' e expulsou ele”, contou o zagueiro.

Segundo Rafael, o técnico Okan Buruk escutou. No momento, o jogador francês Demba Ba, ex-Chelsea, que estava no banco, saiu em defesa do auxiliar. Nesse momento, Colescu chamou o árbitro central para expulsar o francês. Isso chamou a atenção de quem estava em campo, causando uma aglomeração em torno da equipe de arbitragem. Dirigentes dos clubes também entraram em campo, junto ao delegado da partida.

“Eu não escutei, só vi depois a reação. Só vi que o quarto árbitro, ele ficou branco, quando todo mundo começou a ir pra cima, com certeza ele falou. A gente saiu de campo. A gente decidiu. Dois ou três jogadores não queriam sair do vestiário. E se dois ou três não saem, a gente também não sai”, completou Rafael.

Além de Demba Ba, outros jogadores entraram em defesa de Webó ainda no gramado. Neymar e Mbappé disseram ao árbitro que enquanto Sebastian Colescu estivesse em campo, eles não jogariam.

A UEFA ainda tentou continuar, trocando o quarto árbitro por um membro da arbitragem de vídeo. Com a recusa, a partida foi adiada para esta quarta-feira (9), às 14h55. O PSG precisa da vitória para avançar às oitavas de final da competição. O Istambul já está eliminado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias