PUNIÇÃO

TAS confirma suspensão da judoca brasileira Rafaela Silva

Portanto, Rafaela Silva não poderá defender seu título nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/12/2020 às 11:17 | Atualizado em 22/12/2020 às 11:17
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
A judoca Rafaela Silva foi medalha de ouro na última edição dos Jogos Olímpicos - FOTO: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nessa segunda-feira o recurso apresentado pela brasileira Rafaela Silva, atual campeã olímpica de judô, suspensa por dois anos após um teste positivo de doping no ano passado e que, portanto, não poderá defender seu título nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Rafaela Silva, vencedora na categoria até 57 quilos nas Olimpíadas do Rio em 2016, havia testado positivo para fenoterol, produto usado principalmente no tratamento de asma, em 9 de agosto de 2019, durante os Jogos Pan-Americanos.

Punição

Ela foi punida com uma suspensão de dois anos pela Federação Internacional de Judô. Esta sanção foi confirmada em recurso em 22 de janeiro.

Rafaela, que sempre alegou ser inocente, afirmou ter se infectado acidentalmente durante os Jogos Pan-Americanos em decorrência do contato com sua colega de quarto ou com torcedores.

A judoca de 28 anos disse ainda que uma das hipóteses era de que a substância tivesse sido transmitida por um bebê, filha de uma amiga, que usava produtos para asma.

Rafaela Silva, que cresceu na Cidade de Deus, famosa favela do Rio de Janeiro, conquistou seus maiores títulos em casa, no Mundial-2013 e nas Olimpíadas-2016. Graças às suas vitórias, ela se tornou um símbolo de sucesso para as populações de comunidades pobres.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias