emoção

[Vídeo] Rivalidade, goleada e título: Relembre jogos de futebol marcantes em 2020

Apesar de 2020 chegar ao fim, a temporada ainda não foi encerrada e os torcedores de futebol ainda podem esperar muita emoção

Robert Sarmento
Cadastrado por
Robert Sarmento
Publicado em 31/12/2020 às 13:59 | Atualizado em 31/12/2020 às 14:45
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
PEDREIRA Atual campeão estadual, Salgueiro vai receber o Corinthians - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O ano de 2020 chega ao fim e, mesmo tendo sido uma temporada atípica, os apaixonados por futebol não deixaram de acompanhar jogos importantes e decisivos. Até março, seguiu com normalidade. As arquibancadas estavam lotadas e criavam todo o clima do espetáculo. Após alguns meses de suspensão por alguns meses devido a pandemia do novo coronavírus, o futebol retornou sem torcida e com protocolos de saúde mais rigorosos. Mesmo assim, o esporte mais popular do mundo proporcionou duelos marcantes e inesquecíveis, tanto para o vencedor quanto para o perdedor.

Leia mais

> Podcast da Rádio Jornal faz uma retrospectiva do futebol internacional em 2020

>Com 18 casos da covid-19, Premier League tem recorde de infectados em uma semana

A reportagem do Jornal do Commercio e do Blog do Torcedor separou algumas partidas que entraram para a história do futebol, seja no âmbito estadual, regional, nacional ou internacional. Vale lembrar que, com a necessidade de refazer o calendário futebolístico, muitas competições ainda estão em andamento. Ou seja, o ano de 2021 reserva as emoções de duas temporadas, juntando a reta final dos campeonatos com o início das novas edições.

Salgueiro campeão pernambucano

Pela primeira vez na história, um clube do Interior foi Campeão Pernambucano. O Salgueiro derrotou o Santa Cruz nos pênaltis, no Arruda, e levou a taça de forma inédita. Desde 1944, quando o América-PE conquistou o Estadual pela sexta e última vez, um time fora do Trio de Ferro do Recife não levantava a taça. O município sertanejo ficou pequeno para tanta festa. No outro lado da final, o Santa Cruz terminou invicto, mas amargou o vice-campeonato. Por esses fatores, a partida entra para a galeria do futebol de Pernambuco.

Lei do ex e presente de aniversário

Antes da pandemia da covid-19, o Náutico não tomou conhecimento do Sport no estádio dos Aflitos e, com superioridade, venceu o Clássico dos Clássicos pela Copa do Nordeste por 2 x 0. Os gols foram de Ronaldo Alves e Jean Carlos, em um chutaço de fora da área. A partida contou com a lei do ex, com o zagueiro, e serviu como presente de aniversário para o meio-campista do Timbu que completou 28 anos no dia. Em 2021, os alvirrubros querem mesmo é fugir da Série C.

Pipico se 'apresenta' para a Ilha

Disputar clássico não foi muito a ‘praia’ do Sport em 2020. Após a liberação para a retomada do futebol, o Leão teve um jogo de vida ou morte contra o Santa Cruz. Os tricolores levaram a melhor Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro, e eliminaram os rivais na 1ª fase do Campeonato Pernambucano e cravou a pior campanha dos rubro-negros no Estadual em 84 anos. O destaque do jogo foi o atacante Pipico, que marcou os dois gols corais na vitória por 2 x 1.

Com as garras de fora

O Sport também teve bons momentos em 2020, como a vitória diante do Grêmio. Com uma estratégia bem definida na marcação e no seu limite técnico, o Leão venceu por 2 a 1 em Porto Alegre. A partida mostrou o padrão de jogo dado que o técnico Jair Ventura implantou no time: suportar a pressão, aceleração no contra-ataque e precisão no chute. Na ocasião, a arquitetura do treinador rubro-negro encerrou a invencibilidade dos gremistas na Série A.

Bicampeão da Copa do Nordeste 

Se o Tricolor do Arruda não pode se ‘gabar’ da invencibilidade, o Ceará tem todo o direito. A equipe alvinegra venceu a Copa do Nordeste de 2020 sem perder nenhum jogo. Quando o futebol retornou, a competição regional precisou mudar o regulamento. A fase de mata-mata teve a Bahia como sede e foi disputada em jogo único (exceto pela final). O Vozão derrotou o clube homônimo do Estado na grande decisão, que teve cobertura completa da TV Jornal e segue assim até, no mínimo, o ano de 2022.

O melhor futebol do Brasil?

Na principal competição de clubes da América do Sul, o Santos atropelou o Grêmio e goleou por 4 a 1, na Vila Belmiro, com dois gols de Kaio Jorge, um de Marinho e um de Laércio. A partida também chamou a atenção pelo fato de que, dias antes do jogo da volta pelas quartas de final, o técnico Renato Gaúcho voltou a afirmar que o tricolor tinha o ‘’melhor futebol do Brasil’’. A Copa Libertadores da América segue em andamento e tem a final marcada para o dia 30 de janeiro de 2021, com transmissão da TV Jornal/SBT.

8 x 2 que virou o novo ‘7 x 1’

No futebol mundial, entre tantas situações que chamaram a atenção dentro das quatro linhas em 2020, talvez nada supere a humilhação do Bayern de Munique sobre o Barcelona com uma goleada por 8 a 2, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O time alemão abre uma ferida dolorida na equipe de Lionel Messi e mostrou que a conquista de todos os títulos que disputou não foi por acaso.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias