ACUSAÇÃO DE RACISMO

Jogadores uruguaios acusam Federação Inglesa de discriminação por sanção contra Cavani

Cavani foi suspenso por três jogos com uma multa de 100 mil libras

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 04/01/2021 às 15:59 | Atualizado em 04/01/2021 às 16:21
Notícia
X

A Federação de Futebolistas do Uruguai acusou nesta segunda-feira (4) os dirigentes ingleses de discriminação após a sanção que a federação do país impôs a Edinson Cavani alegando "racismo".

O atacante do Manchester United foi suspenso por três jogos na quinta-feira passada, depois de responder agradecendo a uma mensagem no Instagram de um amigo com as palavras "Gracias, negrito".

"Longe de fazer uma defesa contra o racismo, o que a Federação Inglesa de Futebol (FA) cometeu é um ato discriminatório contra a cultura e o modo de vida dos uruguaios", disse a Federação Uruguaia de Futebol (AFU), formada por jogadores profissionais e amadores, masculinos e femininos, em comunicado divulgado nesta segunda.

"A sanção revela uma visão tendenciosa, dogmática e etnocêntrica que não admite mais do que a leitura que se quer impor a partir de sua interpretação subjetiva particular e excludente".

A associação destaca que Cavani "nunca cometeu um único ato que pudesse ser considerado racista", mas usou "uma forma habitual de expressão" para "se referir carinhosamente a um ente querido".

"Querer que a única forma válida de interpretação na vida é aquela nas cabeças dos dirigentes da Federação Inglesa de Futebol é em si um ato verdadeiramente discriminatório, totalmente repreensível, contra a cultura uruguaia", acrescentou o comunicado.

Os futebolistas destacaram que a FA expressa através da sua sanção "o seu total desconhecimento e desprezo por uma visão multicultural do mundo, que respeite a pluralidade".

"Não foi condenada uma única pessoa, mas sim nossa cultura, nosso modo de vida. Isso é discriminatório e racista", assinam os jogadores uruguaios no texto.

No final, a declaração insta a federação a revisar "urgentemente" seus processos de tomada de decisão em relação a essas questões e a suspender a sanção imposta a Cavani.

Depois de escrever "Gracias, negrito" em resposta a uma mensagem de felicitações que um amigo lhe enviou após os dois gols decisivos na vitória do Manchester United sobre o Southampton (3-2), pela décima rodada da Premier League, Cavani apagou rapidamente a mensagem, alertado sobre as políticas da FA.

Seu clube o defendeu, explicando que o termo era usado com um sentido amigável e que na América do Sul tem uma conotação diferente.

Mas a FA considerou a mensagem uma violação das regras e o suspendeu por três jogos com uma multa de 100 mil libras (111 mil euros/137.800 dólares).

A Academia Uruguaia de Letras já havia protestado contra a sanção na sexta-feira, acusando a FA de ser "ignorante".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor