EUROPA

Karim Benzema será julgado em caso de chantagem a Valbuena por vídeo sexual

Benzema será julgado por ter, segundo o processo, estimulado seu ex-colega na seleção francesa a pagar os chantagistas, que ameaçavam divulgar um vídeo íntimo de Valbuena.

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 07/01/2021 às 17:53 | Atualizado em 07/01/2021 às 18:18
Notícia
X

O atacante francês do Real Madrid Karim Benzema será julgado por "cumplicidade em tentativa de chantagem" em 2015, por um vídeo de conteúdo sexual do jogador também francês Mathieu Valbuena - anunciou o Ministério Público de Versalhes à AFP nesta quinta-feira (7).

Benzema será julgado por ter, segundo o processo, estimulado seu ex-colega na seleção francesa a pagar os chantagistas, que ameaçavam divulgar um vídeo íntimo de Valbuena.

O astro corre o risco de pegar até cinco anos de prisão e multa de 75.000 euros. "Bom, então quando é o baile de máscaras, hein?" Reagiu o atacante em sua conta no Instagram, poucas horas após o anúncio de seu julgamento, em data que ainda não foi definida.

Outros quatro homens estão envolvidos no caso por tentativa de chantagem, e um deles, também por abuso de confiança. "Infelizmente, não estamos surpresos. É uma decisão tão absurda como previsível", reagiu o advogado de Benzema, Sylvain Cormier, que denunciou uma"crueldade" contra seu cliente.

O Real Madrid não comentou o caso até o momento. Este é um novo capítulo de uma novela que já dura mais de cinco anos. Quando a seleção francesa se preparava para um amistoso contra a Armênia em outubro de 2015, Benzema contou a Valbuena sobre a existência de um vídeo com imagens íntimas dele.

Para o jogador do Real Madrid, tratava-se de uma conversa amigável com o objetivo de avisar seu colega. Mas Valbuena interpretou isso como uma extorsão.

O jogador, que atualmente joga no Olympiakos grego, avisou a polícia depois de receber uma ligação de um dos chantagistas, na qual ameaçava publicar o vídeo. As suspeitas recaem sobre Mustapha Zouaoui e Axel Angot, dois homens que gravitam em torno do futebol em Marselha.

Fim da carreira com os 'Bleus'

Para conseguir entrar em contato com Valbuena, eles tentaram usar vários intermediários. Um deles foi Karim Zenati, amigo de infância de Benzema, para incitar o atacante do Real Madrid a pressionar Valbuena a pagar.

O ex-jogador da seleção francesa Djibril Cissé, o primeiro a avisar Mathieu Valbuena sobre a 'sex tape' em maio de 2015, não será julgado. O atacante, que soma 261 gols com o Real Madrid desde sua chegada ao clube em 2009, alega que um policial usou métodos ilegais para envolvê-lo no caso.

Ao longo do processo, a defesa tentou invalidar a investigação. Os métodos do policial que se passou por um dos intermediários de Valbuena estiveram na mira dos advogados, que o acusam de ter incitado os protagonistas do caso a cometer um crime.

Após várias decisões contraditórias, o tribunal de cassação resolveu a polêmica em dezembro de 2019: os métodos do policial haviam sido legítimos.

Benzema, de 33 anos, não foi convocado pelos "Bleus" (com quem disputou 81 jogos) desde que o escândalo veio à tona. Mathieu Valbuena, por sua vez, com 52 partidas pela seleção francesa, conquistou o campeonato grego com o Olympiakos em 2020. Mas ele tampouco voltou a ser convocado pelo técnico Didier Deschamps.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor