NORDESTÃO

Em grande estilo, Ceará e Bahia decidem a Copa do Nordeste na tela TV Jornal

Neste sábado (8), às 16h, no Castelão, Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste, com transmissão ao vivo da TV Jornal.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 08/05/2021 às 0:12 | Atualizado em 08/05/2021 às 0:14
Notícia
X

Uma grande final merece grandes preparativos e atrações. Neste sábado (8), às 16h, no Castelão, Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste, com transmissão ao vivo da TV Jornal. Aliás, nas redes sociais da emissora, a jornada já começa às 14h50.

O jogo decisivo entre cearenses e baianos é cercado de muita expectativa, uma vez que são os dois principais times da região no momento. Ontem (7), em evento de alto nível, os treinadores Guto Ferreira, do Vozão, e Dado Cavalcanti, do Bahia; além do goleiro Richard (alvinegro) e do meia Rodriguinho (tricolor) participaram de uma conferência de imprensa conjunta, bem aos moldes da Champions League.

E as novidades não param por aí. Hoje, às 15h, haverá um show em formato live da banda Barões da Pisadinha. O evento será realizado por meio dos canais da competição no Youtube, Tik Tok e Facebook. Já o mascote Zeca Brito vai entrar no gramado de terno e gravata.

Barões da Pisadinha realizam "esquenta" da final da Copa do Nordeste entre Ceará x Bahia

Coletiva conjunta de Bahia e Ceará: Copa do Nordeste com cara de Champions League

Dentro de campo, no primeiro jogo da final, o Vozão levou a melhor. Com gol do atacante Jael marcado já nos acréscimos, a equipe alvinegra bateu o Tricolor de Aço por 1x0. Sendo assim, joga até por um empate para ser campeão, além do triunfo; enquanto o Bahia precisa vencer por um gol de diferença para levar pelo menos aos pênaltis e dois ou mais para erguer o título sem precisar de penalidades.

Ceará

O Ceará chega em alta para o confronto contra o Bahia. E isso não é apenas pelo fato de ter vencido o primeiro jogo por 1x0, mas também por não saber o que é perder na Copa do Nordeste há 23 jogos. A última derrota no Nordestão foi em 2019, quando na época foi derrotado pelo Náutico, nas quartas de final, e caiu da competição.

Com um estilo de jogo bem definido e um time sólido, o Ceará faz uma grande campanha. E o principal nome por esse ótimo momento do Vovô é o técnico Guto Ferreira, que vai em busca do seu terceiro título da Copa do Nordeste - ganhou um com o Bahia e o outro com o próprio Ceará. Se vencer o Nordestão 2021, aliás, Guto vai se tornar o treinador com mais títulos na história da competição.

O Ceará, aliás, aposta no bom retrospecto que tem contra o Bahia. Além de ter vencido as duas Copas do Nordeste em cima do Tricolor de Aço, nas edições de 2015 e 2020, o Vozão tem vantagem nos confrontos com o Tricolor no histórico geral da competição, tendo vencido oito vezes, empatado três e perdido quatro duelos diante dos baianos.

Para o duelo contra o Bahia, o Ceará não terá o volante Charles, que foi expulso no jogo de ida. Sendo assim, a tendência é de que Pedro Naressi seja o substituto. Esta, aliás, deve ser a única alteração do Vovô com relação ao primeiro confronto entre os times.

Bahia

Se de um lado Guto Ferreira busca o seu terceiro título da Copa do Nordeste, do outro Dado Cavalcanti quer o primeiro. E para isso vai ter uma árdua missão no Castelão. Para levar o tetra para Salvador, o Bahia precisará quebrar este histórico de desvantagem contra o Ceará e voltar a vencer o Alvinegro por pelo menos um gol, pois aí a decisão seria nos pênaltis. Dois ou mais gols de diferença dão a taça ao Tricolor de Aço.

Para este jogo contra o Ceará, o Bahia não terá o zagueiro Luiz Otávio, o lateral-direito Nino Paraíba e o volante Patrick de Lucca. Eles até viajaram para Fortaleza, mas não podem jogar porque estão suspensos. Outro que também viajou é o goleiro Douglas, mas ele deve começar no banco de reservas, já que o titular Matheus Teixeira foi bem enquanto o então titular estava com covid-19 e, por conta disso, desfalcou o Tricolor de Aço em quatro jogos.

Para este jogo, o Bahia quer mudar uma escrita que vem incomodando o clube: não decidir quando chega a hora. Desde o último título do Tricolor de Aço, em 2017, a equipe baiana disputou duas finais de Copa do Nordeste e perdeu ambas. A primeira foi para o Sampaio Corrêa, em 2018; e a última aconteceu ano passado, diante do próprio Ceará. Portanto, em 2021, o Bahia quer apagar este histórico negativo e, enfim, voltar a ser campeão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor