América do Sul

Saiba quais craques estarão em ação na Copa América

Brasil estreia neste domingo no torneio continental

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/06/2021 às 6:04 | Atualizado em 11/06/2021 às 16:42
Notícia
X

Por Raldney Alves, da Rádio Jornal

No próximo domingo começa mais uma edição da Copa América, com transmissão e cobertura do SBT/TV Jornal e da Rádio Jornal. Desta vez, sem convidados de outros continentes, a disputa vai ficar restrita entre as 10 seleções filiadas à Conmebol. Entre as equipes que vão disputar a taça em solo brasileiro, três jogadores logo chamam a atenção quando se comenta sobre os craques do torneio: Neymar, Messi, e Suárez. Trio que faz matar de saudade o torcedor o Barcelona, que lembra com muita alegria do famoso trio M-S-N. Mesmo com dois acima dos 30 anos (caso dos craques argentino e uruguaio) e outro bem perto de tornar-se trintão (a estrela brasileira), eles ainda são as maiores referências do futebol sul-americano. E vão estar na Copa América.

LEIA MAIS

> SBT emite posicionamento oficial sobre a transmissão da Copa América

> Blog do Torcedor no Ar: Análises, projeções e curiosidades da Copa América

> Maioria do STF nega pedidos para suspender Copa América

> Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa América no SBT/TV Jornal

O histórico de Neymar na Copa América não é dos melhores. Em 2011 e 2015, foi eliminado com a seleção nas quartas de final para o Paraguai, sendo inclusive suspenso em 2015. Já em 2019, quando o Brasil conquistou o título batendo o Peru na grande decisão, o craque que defende o Paris Saint-Germain desde 2017 foi cortado antes de começar o torneio, depois de ter sofrido uma lesão no ligamento do tornozelo direito, em um amistoso contra o Catar.

Mas para 2021, é difícil não projetar uma Copa América forte para o brasileiro. Recentemente, ele se igualou a Zico e Romário como artilheiro do Brasil nas Eliminatórias (11 gols), renovou contrato com o PSG, e chega como um dos destaques da seleção na sólida arrancada das Eliminatórias - seis vitórias em seis jogos.

MESSI

No futebol, há duas formas de se interpretar um vice-campeonato: o derrotado da final ou o segundo melhor de toda a competição. Mas para um atleta como Lionel Messi, deixar de ser campeão sempre tem um peso maior. Na longa carreira pela Argentina, o craque amargou três vices de Copa América (2007, 2015 e 2016), e bateu na trave também na chance de ser campeão do mundo, em 2014.

Em 2021, mesmo aos 33 anos, Messi chega como o craque incontestável da competição. Apesar de não atingir os mesmos números tão impressionantes de outros tempos, ainda chama muita atenção. Foi o grande destaque do Barcelona na temporada 2020/21, com 30 gols em 35 jogos que disputou no Campeonato Espanhol, o artilheiro. Para a Copa América 2021, Messi chega com a missão de liderar a Argentina em busca do título da competição que não vem há 28 anos.

Nenhuma descrição disponível.

Campeão da Copa América em 2011, Luis Suárez tem uma vasta história na seleção uruguaia. Para a Copa América, o centroavante de 34 anos chega com 116 jogos e 62 gols vestindo a camisa da Celeste. Nas duas últimas rodadas das Eliminatórias, o Uruguai teve dois empates, diante da Venezuela e do Paraguai, e ocupa uma discreta quarta colocação, empatado com a Colômbia, a quinta.

Pessoalmente, a temporada de Suárez foi de redenção. Depois de ser dispensado pelo Barcelona, Luisito foi contratado pelo Atlético de Madrid, e se destacou na campanha do título do Campeonato Espanhol conquistado pelos colchoneros. Suárez é o ponto fora da curva que o Uruguai, maior campeão do torneio, tem para buscar o título da Copa América no Brasil, que seria o 16º. Bom lembrar que os uruguaios vão ter também Edinson Cavani na competição.

As outras sete seleções também possuem talentos individuais. Campeão em 2015 e 2016, o Chile aposta em Arturo Vidal e a dupla de ataque Vargas e Sanchez. Na Colômbia, com a ausência de James Rodríguez, Juan Cuadrado é a maior estrela. Olho também no paraguaio Almirón e no peruano Cueva.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor