COPA AMÉRICA

Guia da Copa América 2021: as seleções do Grupo B

Com muitos jogadores espalhados por grandes clubes europeus, a Colômbia se apresenta como a concorrente mais forte do Brasil na primeira fase

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 12/06/2021 às 8:23 | Atualizado em 12/06/2021 às 17:48
Notícia
X

Com muitos jogadores espalhados por grandes clubes europeus, a Colômbia se apresenta como a concorrente mais forte do Brasil na primeira fase. O técnico Reinaldo Rueda conta com rápidos atacantes, como Cuadrado (Juventus) e Zapata e Muriel, ambos da Atalanta. No setor defensivo, os colombianos contam com Yerry Mina, do Everton-ING e que já vestiu a camisa do Palmeiras, e com Dávinson Sanchez, do Tottenham.

A grande ausência é o meia-atacante James Rodríguez, que não foi convocado. Rueda já havia descartado o jogador do Everton em sua primeira convocação, alegando que o astro da seleção não estava em um "nível ótimo".

Apesar da polêmica decisão, ele conseguiu endireitar o caminho da Colômbia na disputa pelo Catar-2022, após o fiasco do português Carlos Queiroz à frente do time tricolor. Nas Eliminatórias, a Colômbia vem de um empate por 2x2 com a Argentina e ocupa a quinta colocação.

A Colômbia estreia na Copa América no domingo (13), contra o Equador, em Cuiabá. Quatro dias depois enfrentará a Venezuela, em Goiânia; no dia 20 de junho joga contra o Peru e encerrará a fase de grupos encarando o Brasil no dia 23, no Rio de Janeiro.

A Colômbia, que sediaria o torneio junto com a Argentina, mas perdeu seu status de sede devido a protestos contra o governo que deixaram dezenas de mortos, conquistou a Copa América pela única vez há vinte anos, quando foi anfitriã.

PERU

Vice-campeão da última Copa América, em 2019, quando foi derrotada pelo Brasil, a seleção peruana busca reencontrar seu bom futebol. A equipe vem de boa vitória fora de casa por 2x1 sobre o Equador, pelas Eliminatórias. O técnico Ricardo Gareca quer usar esse resultado como embalo para surpreender outra vez na Copa América.

Mas o técnico terá dois desfalques de peso: os atacantes Guerrero e Farfán. As esperanças então ficam depositadas no experiente e talentoso meia Cueva (ex-São Paulo) e no rápido André Carrillo.

Gareca não chamou o 'Predador' Guerrero, de 37 anos e uma das referências do Peru, por não estar totalmente recuperado de uma lesão no joelho.Guerrero perderá a sua sexta Copa América, que teria sido a ocasião para seguir marcando gols em uma competição da qual é um dos maiores artilheiros com 14 gols desde que estreou em sua primeira edição, em 2007.

O peruano-mexicano Santiago Ormeño, do clube León de México, e o ítalo-peruano Gianluca Lapadula, de Benevento, na Itália, também se destacam na lista dos convocados. Ambos são atacantes.N a Copa América, o Peru está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Brasil, Venezuela e Equador. A 'seleção Inca' estreia contra o Brasil no dia 17 de junho, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

EQUADOR

Já o Equador, do técnico Gustavo Alfaro (ex-Boca Juniors) vinha embalado nas Eliminatórias, até perder do Brasil e do Peru na semana passada. Destaque para o zagueiro Aborleda (São Paulo) e o volante Alan Franco (Atlético-MG). No ataque, olho no experiente Enner Valencia.

O Equador ainda está bem colocado nas Eliminatórias, ocupando a terceira colocação, com nove pontos. Já na Copa América, competição a qual nunca ganhou, a seleção equatoriana estreia contra a Colômbia neste domingo (13).

VENEZUELA

Rival do Brasil na primeira rodada, a Venezuela quer dar sequência a sua evolução. O técnico português José Peseiro conta com um trio talentoso: Otero, Soteldo e Savarino, todos conhecidos no futebol brasileiro.

 

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor