JOGOS OLÍMPICOS

Bach diz que Tóquio é a sede olímpica 'mais bem preparada de todos os tempos'

Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach chegou ao japão na semana passada

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 13/07/2021 às 13:51
Notícia
X

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, descreveu nesta terça-feira (13) Tóquio como a cidade-sede "mais bem preparada de todos os tempos", na inauguração da Vila Olímpica, a dez dias da abertura oficial das Olimpíadas (23 de julho a 8 de agosto).

Várias medidas draconianas foram implementadas para esses Jogos, que acontecerão em Tóquio a portas fechadas para limitar os riscos de disseminação da covid-19.

Bach, que chegou ao Japão na semana passada e passou três dias em quarentena, declarou à presidente de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, que os organizadores estavam fazendo "um trabalho fantástico".

"Vocês conseguiram fazer de Tóquio a cidade mais bem preparada de todos os tempos para os Jogos Olímpicos", disse ele, acrescentando: "É ainda mais notável nas circunstâncias difíceis que todos temos que enfrentar".

Bach e Hashimoto se encontraram quando os primeiros atletas começavam a chegar à Vila Olímpica, que abriu suas portas nesta terça-feira sem cerimônia ou impacto midiático.

Os organizadores se recusaram a especificar quais equipes entraram na Vila Olímpica e o número de atletas já hospedados no local.

De acordo com as regras estabelecidas para a ocasião, os atletas só podem entrar na Vila cinco dias antes de suas provas, devendo deixá-la em até 48 horas após o término de suas competições.

'Mostrar o melhor'

É hora de "mostrar o melhor de vocês, o que vocês prepararam por tanto tempo", disse Bach aos atletas.

A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio está novamente em estado de emergência sanitária, com medo de um aumento no número de casos de covid-19.

Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados.

Os organizadores anunciaram na quinta-feira passada que os eventos programados para a Grande Tóquio (mais de 95% das competições), ou seja, a capital e três departamentos vizinhos (Kanagawa, Saitama e Chiba), decorrerão a portas fechadas.

Os demais departamentos japoneses mais distantes de Tóquio e sediando algumas provas dos Jogos deveriam, inicialmente, escapar dessa decisão.

Mas, nos últimos dias, autoridades locais em Hokkaido (Norte) e Fukushima, no nordeste do Japão atingido pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear em 2011, proibiram a presença do público nas provas olímpicas de futebol, beisebol e softbol.

E o prefeito de Sendai, no departamento de Miyagi, vizinho a Fukushima, teria pedido aos organizadores que não houvesse público nas partidas de futebol, que serão disputadas lá durante os Jogos, segundo a mídia local.

Há uma semana, as autoridades locais e os organizadores dos Jogos pediram ao público que não comparecesse à maratona e à marcha atlética programadas para o início de agosto em Sapporo, capital da ilha de Hokkaido.

Assim, os eventos dos Jogos terão um número limitado de espectadores (50% da capacidade do local da competição, com um máximo de 10.000 pessoas) apenas nos departamentos de Ibaraki, ao norte de Tóquio, onde apenas crianças poderão assistir, e em Shizuoka (Centro).

Várias pesquisas nos últimos meses indicaram que a maioria dos japoneses preferia que os Jogos fossem adiados novamente ou simplesmente cancelados.

Estas novas restrições ao público fazem com que os habitantes do nordeste do Japão temam que a mensagem de "reconstrução" da sua região, associada a estes Jogos desde a sua atribuição em 2013, seja ofuscada pelas medidas sanitárias.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor