olimpíadas

Tóquio 2020: abertura terá presença do imperador do Japão

A expectativa pela participação do imperador como além de um espectador se deve, também, ao fato de seu pai, Akihito, ter declarado abertos os Jogos de Inverno de Nagano, em 1998.

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 20/07/2021 às 8:22
Notícia
X

A Agência da Casa Imperial divulgou nesta terça-feira que o imperador do Japão, Naruhito, participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio na próxima sexta-feira, quando, no papel de presidente honorário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, deve declarar oficialmente a abertura do evento.

No entanto, apesar da presença confirmada do imperador, ao ser perguntado sobre a sua participação, um chefe da Agência não confirmou à AFP se Naruhito irá participar de fato.

A expectativa pela participação do imperador como além de um espectador se deve, também, ao fato de seu pai, Akihito, ter declarado abertos os Jogos de Inverno de Nagano, em 1998, e de seu avô, Hirohito, ter feito o mesmo nos Jogos de Verão de Tóquio, em 1964, e nos Jogos de Inverno de Sapporo, em 1972.

Naruhito, porém, não estará acompanhado da imperatriz Masako. Ele estará ao lado de algumas centenas de personalidades japonesas e estrangeiras, uma vez que a cerimônia, assim como quase todas as competições nos Jogos de Tóquio, acontecerá sem a participação do público.

O imperador do Japão não tem poder político, mas é figura simbólica para o país. Assim, um dia antes da abertura oficia das Olimpíadas, Naruhito deve receber altos funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo o presidente Thomas Bach, no Palácio Imperial na quinta-feira.

No dia seguinte, antes da cerimônia de abertura, líderes estrangeiros terão um encontro com o imperador. As informações são da rede de televisão pública japonesa, NHK.

No fim de junho, com a aproximação das Olimpíadas, o chefe da Agência da Casa Imperial, Yasuhiko Nishimura, disse à imprensa que Naruhito estava muito preocupado com o aumento dos casos de covid-19, temor compartilhado com grande parte da população japonesa. Mais tarde, o governo japonês minimizou a declaração, estimando que Nishimura apenas expressou seus próprios sentimentos.

Por causa da impopularidade dos Jogos de Tóquio para parcela significativa dos japoneses, segundo mostram pesquisas, a gigante automobilística Toyota, uma das grandes patrocinadoras do movimento olímpico, anunciou na segunda-feira que seus executivos não comparecerão à cerimônia de abertura. Segundo a imprensa local, outros líderes de patrocinadores japoneses, como a Panasonic ou a gigante das telecomunicações NTT, também evitarão a cerimônia com um gesto semelhante.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor