TÓQUIO 2020

Conheça a atleta brasileira que veio da terra de infância de Ariano Suassuna

Atleta do lançamento de dardo nasceu na cidade onde o poeta Ariano Suassuna passou parte da infância e adotou como refúgio criativo

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 03/08/2021 às 9:00
Notícia
X

Atleta brasileira do lançamento de dardo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a paraibana Jucilene Lima tem algo em comum com o poeta e dramaturgo Ariano Suassuna. A cerca de 252 km da capital João Pessoa, a cidade Taperoá foi onde a atleta e o romancista passaram a infância.

Ariano Suassuna foi morar em Taperoá aos seis anos de idade, entre 1933 a 1937, e foi lá onde o poeta assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, que viria a ser um dos seus elementos teatrais usados como "marca registrada". Apesar de ter passado apenas parte da infância na cidade paraibana, Suassuna fazia questão homenagear Taperoá em obras como "A Pedra do Reino", que chegou a ganhar uma minissérie que foi gravada no município. Além disso, familiares do romancista ainda têm residências no local.

Diferente do poeta, Jucilene Lima nasceu em Taperoá e cresceu sendo influenciada pelas suas irmãs a seguir carreira de atleta. A caçula de cinco filhas, ela viu três das suas quatro irmãs se tornarem atletas. Hoje com 31 anos, a atleta ganhou asas aos 13, quando recebeu um convite para treinar em São Paulo.

Bronze no Pan-Americano de 2015, a paraibana foi uma das representantes brasileiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no lançamento de dardo. Após prova realizada na última segunda-feira (2), Jucilene arremessou para 60.14m, ficando na 6ª colocação do seu grupo e não se classificando para a final da modalidade.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor