CURIOSIDADE

Por que os saltadores tomam banho após cada mergulho nas Olimpíadas de Tóquio?

O fato, no mínimo, curioso foi uma das coisas mais pesquisadas no Google

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 07/08/2021 às 8:27 | Atualizado em 07/08/2021 às 9:33
Notícia
X

Quem está acompanhando as Olimpíadas de Tóquio deve ter reparado um fato, no mínimo, curioso: os atletas dos saltos ornamentais normalmente saem da água após um mergulho e imediatamente tomam um banho rápido ao lado da piscina — apesar de já estarem molhados. Em seguida, eles se secam com pequenas toalhas, mesmo sabendo que se molharão no próximo salto.

Essa prática levou a pergunta “Por que os saltadores tomam banho após cada mergulho?” se tornar uma das mais pesquisadas na internet, segundo o Google. Quem responde a essa pergunta é o treinador de saltos ornamentais da Ball State University, em Indiana, nos Estados Unidos, Jacob Brehmer.

Em entrevista à CNN, o treinador explicou que os mergulhadores tomam banho entre os saltos normalmente para manter a si mesmos e seus músculos aquecidos. Isso porque, os “chuveirões” ao lados das piscinas libera jatos de água mais quente do que a da piscina.

“Normalmente, depois que um saltador faz um mergulho, ele terá que esperar um bom tempo antes do próximo salto”, contou Brehmer à CNN. "A temperatura do ar no deque da piscina pode estar um pouco baixa, então o chuveiro pode ajudar a manter os músculos aquecidos. O salto é um esporte tão preciso e de contração rápida, se o saltador ficar com um pouco de frio ou tenso, isso pode realmente afetar seu desempenho", explicou o treinador.

Segundo as regras da Federação Internacional de Natação (Fina), piscinas cobertas como a de Tóquio devem manter a temperatura da água de pelo menos 26ºC.

Toalhas minúsculas

Se manter aquecido também é o principal motivo pelo qual os nadadores e saltadores usam toalhas minúsculas em grandes eventos aquáticos. As toalhas são fáceis de ser transportadas, cabendo em praticamente qualquer lugar, e absorvem muita água, permitindo que os atletas se sequem rapidamente e se mantenham aquecidos, contou Brehmer à emissora estadunidense.

Além disso, o treinador afirmou que ao se secar, os mergulhadores pensam também no desempenho durante as provas. Estar seco para fazer um bom salto é essencial. “Quando os saltadores estão voando, eles estão agarrando suas pernas e apertando com muita força”, disse ele.

"Se suas pernas estiverem molhadas, então há uma boa possibilidade de que suas mãos escorreguem e eles saiam do mergulho mais cedo -- o que pode resultar em lesões e quase sempre em pontuações mais baixas", completou.

Confira o quadro de medalhas

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor