OLIMPÍADA

EUA superam Japão, conquistam o sétimo ouro seguido e ampliam invencibilidade no basquete feminino

A equipe não perde uma partida em Jogos Olímpicos desde 1992 e ostenta 55 triunfos consecutivos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 08/08/2021 às 2:49 | Atualizado em 08/08/2021 às 2:54
Notícia
X

ESTADÃO CONTEÚDO

Assim como no basquete masculino, no feminino, os Estados Unidos são hegemônicos e ampliaram o seu domínio em Jogos Olímpicos. Neste domingo (8), as americanas derrotam o Japão por 90 a 75 em Saitama, encerraram a Olimpíada de Tóquio invictas e conquistaram o sétimo ouro consecutivo.

A vitória, relativamente tranquila, sem muitos sustos, também manteve a invencibilidade dos Estados Unidos no basquete feminino. A equipe não perde uma partida em Jogos Olímpicos desde 1992 e ostenta 55 triunfos consecutivos. A invencibilidade já dura 29 anos, desde a disputa pelo bronze, em Barcelona-1992. De lá para cá, o que se viu foi uma soberania americana notável.

Veja lista atualizada dos brasileiros que ganharam medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Os sete ouros olímpicos consecutivos da seleção feminina americana igualam a maior sequência do time masculino dos EUA, entre Berlim-1936 e Cidade do México-1968. O "Dream Team" masculino tem quatro títulos seguidos, incluindo já o desta edição, sobre a França.

A ala Breanna Stewart não foi a cestinha do jogo, mas comandou, ao lado das pivôs Brittney Griner e A'ja Wilson o triunfo que garantiu o hepta no Japão. Ela foi a melhor jogadora da competição e fechou sua participação em Tóquio com um "double-double" de 14 pontos e 14 rebotes. Griner brilhou com 30 pontos e foi a maior pontuadora do duelo em Saitama.

Estreante em Olimpíadas, Wilson foi a cestinha americana na competição, com 17,5 pontos por partida, incluindo 19 na final. O trio foi soberano no garrafão durante todo o torneio nos dois lados e, neste domingo, combinaram para 11 dos 12 tocos executados pelas americanas.

Maki Takada foi a protagonista do Japão, com 17 pontos, e Nako Motohashi também se destacou, com 16 pontos. As anfitriãs fizeram campanha histórica com a primeira medalha olímpica do basquete do país.

A seleção americana jogou disposta a abrir uma vantagem logo cedo que a deixasse confortável na partida. Aproveitando a vantagem de altura e arremessos sempre bem colocados, as americanas abriram uma boa diferença e venceram o primeiro quarto por 23 a 14.

As japonesas protagonizaram um segundo período, ganharam confiança e arriscaram jogadas no garrafão. A baixinha Motohashi, de 1,65m, fez uma bandeja em cima da gigante de Griner, de 2,03m, mas foi pouco diante da talentosa geração americana, que deslancharam e não deram brechas para as anfitriãs encostarem.

Apenas no último quarto o Japão levou a melhor (19 a 14), mas àquela altura o time americano já havia construído um placar difícil de ser revertido a partir do talento de Stewart, com cestas decisivas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor