Espaço

Conheça o astronauta saxofonista das Olimpíadas de Tóquio 2020

O francês Thomas Pesquet encantou a todos na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos enquanto tocava o seu saxofone, diretamente do espaço

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 09/08/2021 às 11:00
Notícia
X

Na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020, que aconteceu nesse domingo (8), uma apresentação interplanetária chamou a atenção de todo o público. O francês Thomas Pesquet encantou a todos do evento enquanto tocava o seu saxofone, diretamente do espaço.

Reprodução/Instagram
Thomas Pesquet a bordo do SpaceX - Reprodução/Instagram

Nascido na cidade de Ruão na França, o astronauta, de 43 anos, possui outras paixões além do saxofone e do espaço. Faixa preta em judô, Thomas também curte o tempo livre com a prática de esportes, dentre eles o basquete, corrida, natação, vela e esqui. Ele também pratica mergulho e paraquedismo.

O francês também foi nomeado "Embaixador da Boa Vontade" pela ONU (Organização das Nações Unidas), pouco antes de embarcar na sua atual missão ao espaço sideral.

10° francês a pisar no espaço

Thomas Pesquet foi intercambista do curso Aeronáutica e Espaço, na École Polytechnique de Montreal, no Canadá. Além de se formar na escola de voo da Air France. O astronauta foi selecionado para ingressar na Agência Espacial Europeia (ESA) em 2009.

Em 2016, Thomas foi enviado a uma missão de longa duração na Estação Espaço Internacional. O feito fez com que ele fosse o 10° astronauta da França a ir ao espaço - em um hiato de 9 anos, desde o astronauta da ESA Léopold Eyharts, durante a Expedição 16.

Após voltar da sua primeira experiência no espaço sideral, o francês foi enviado novamente em junho de 2020, dessa vez em um foguete da SpaceX. A experiência deu a Pesquet o título de primeiro francês a comandar uma expedição espacial. Foi dessa missão, onde permanece até o momento, que Pesquet tocou o saxofone para exibição na cerimônia de Tóquio.

Paris 2024

Após a apresentação, que marcou o encerramento dos jogos em Tóquio, o astronauta celebrou a próxima edição das Olimpíadas com uma belíssima foto da cidade sede, Paris, vista do espaço. “Vejo vocês em 2024!”, escreveu Pesquet.


VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor