Conheça os pernambucanos que estarão na Paralimpíada de Tóquio-2020
Nove atletas pernambucanos estarão representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam no dia 24 de agosto
Para quem está com saudades dos Jogos de Tóquio-2020, já pode começar a se animar. A partir do dia 24 deste mês, os Jogos Paralímpicos ocupam a capital japonesa até o dia 5 de setembro. Entre os representantes brasileiros, nove atletas de cinco modalidades diferentes levarão a bandeira de Pernambuco para a Paralimpíada.
Começando pelo atletismo, a recifense Leylane Castro é atleta do arremesso de peso e abre a lista de pernambucanos em Tóquio. Prata no Parapan 2019 e recordista das Américas, a atleta vai para a primeira Paralimpíada na carreira.
Já nos 100m rasos e salto a distância, a pernambucana Ana Cláudia, de Nazaré da Mata, participará da sua segunda Paralimpíada seguida. Quem também vem para mais um Jogos Paralímpicos é o atleta Jeohsah Santos, natural de Pesqueira, representante brasileiro no salto em Altura.
View this post on Instagram
Na natação, Phelipe Rodrigues disputará os 50m e 100m livres e busca outras duas medalhas paralímpicas. O pernambucano vai para sua quarta Paralimpíada e já soma sete medalhas: duas pratas em Pequim-2008, uma prata em Londres-2012 e duas pratas e dois bronzes no Rio-2016.
Também na natação, a campeã mundial Maria Carolina Santiago chega como mais uma pernambucana na disputa em Tóquio. A nadadora irá disputar cinco categorias: 50m livres, 100m livres, 100m costas, 100m peito, além do revezamento 4x100m.
Na Bocha, Evani Soares Calado, campeã dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, volta para disputar mais uma Paralimpíada. Enquanto Andreza de Oliveira, estreante na competição, é mais um talento na briga pela medalha em Tóquio.
View this post on Instagram
Bicampeão paralímpico, Raimundo Nonato vai em busca do tri do futebol de 5, nos Jogos de Tóquio. O atleta foi ouro em Londres-2012 e no Rio-2012. O pivô pernambucano é considerado um dos melhores jogadores da modalidade e não podia ficar de fora da convocação para a Paralimpíada deste ano.
Fechando a lista pernambucana para os Jogos de Tóquio, a recifense Monaliza Lima é uma das convocadas para a seleção brasileira de golbol. A atleta foi bronze no Mundial de Malmö, na Suécia, em 2018.
View this post on Instagram
Além dos nove atletas, outros três pernambucanos estarão em Tóquio contribuindo na briga brasileira por medalhas. Ismael Marques, um dos técnicos do atletismo, está integrado na delegação do Time Brasil. O técnico Luiz Carlos (Luizinho) e Poliana Cruz, da bocha, Paulo Molitor, do tênis de mesa, e a fisioterapeuta da Seleção Brasileira de vôlei sentado, Ana Lima, também fazem parte da comissão técnica das suas respectivas modalidades.
Com 253 atletas presentes na delegação paralímpica, o Brasil estará presente em 20 das 22 modalidades de Tóquio. As exceções são o basquete em cadeira de rodas e o rugby em cadeira de rodas. O atletismo é o esporte com maior representação brasileira: são 64 nomes, três a mais que nos Jogos do Rio-2016. Inicialmente, seriam 54 atletas, mas no início de julho, a atualização do ranking de alta performance do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) garantiu mais dez vagas ao país.