JOGOS PARALÍMPICOS

Conheça os pernambucanos que estarão na Paralimpíada de Tóquio-2020

Nove atletas pernambucanos estarão representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam no dia 24 de agosto

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 21/08/2021 às 10:00
Notícia
X

Para quem está com saudades dos Jogos de Tóquio-2020, já pode começar a se animar. A partir do dia 24 deste mês, os Jogos Paralímpicos ocupam a capital japonesa até o dia 5 de setembro. Entre os representantes brasileiros, nove atletas de cinco modalidades diferentes levarão a bandeira de Pernambuco para a Paralimpíada.

Começando pelo atletismo, a recifense Leylane Castro é atleta do arremesso de peso e abre a lista de pernambucanos em Tóquio. Prata no Parapan 2019 e recordista das Américas, a atleta vai para a primeira Paralimpíada na carreira.

Já nos 100m rasos e salto a distância, a pernambucana Ana Cláudia, de Nazaré da Mata, participará da sua segunda Paralimpíada seguida. Quem também vem para mais um Jogos Paralímpicos é o atleta Jeohsah Santos, natural de Pesqueira, representante brasileiro no salto em Altura.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Jeohsah (@jeohsah)

Na natação, Phelipe Rodrigues disputará os 50m e 100m livres e busca outras duas medalhas paralímpicas. O pernambucano vai para sua quarta Paralimpíada e já soma sete medalhas: duas pratas em Pequim-2008, uma prata em Londres-2012 e duas pratas e dois bronzes no Rio-2016.

Também na natação, a campeã mundial Maria Carolina Santiago chega como mais uma pernambucana na disputa em Tóquio. A nadadora irá disputar cinco categorias: 50m livres, 100m livres, 100m costas, 100m peito, além do revezamento 4x100m.

Na Bocha, Evani Soares Calado, campeã dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, volta para disputar mais uma Paralimpíada. Enquanto Andreza de Oliveira, estreante na competição, é mais um talento na briga pela medalha em Tóquio.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Poliana Cruz (@poliana.cruz.7)

Bicampeão paralímpico, Raimundo Nonato vai em busca do tri do futebol de 5, nos Jogos de Tóquio. O atleta foi ouro em Londres-2012 e no Rio-2012. O pivô pernambucano é considerado um dos melhores jogadores da modalidade e não podia ficar de fora da convocação para a Paralimpíada deste ano.

Fechando a lista pernambucana para os Jogos de Tóquio, a recifense Monaliza Lima é uma das convocadas para a seleção brasileira de golbol. A atleta foi bronze no Mundial de Malmö, na Suécia, em 2018.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Moniza~Lima (@moniza_lima)

Além dos nove atletas, outros três pernambucanos estarão em Tóquio contribuindo na briga brasileira por medalhas. Ismael Marques, um dos técnicos do atletismo, está integrado na delegação do Time Brasil. O técnico Luiz Carlos (Luizinho) e Poliana Cruz, da bocha, Paulo Molitor, do tênis de mesa, e a fisioterapeuta da Seleção Brasileira de vôlei sentado, Ana Lima, também fazem parte da comissão técnica das suas respectivas modalidades.

Com 253 atletas presentes na delegação paralímpica, o Brasil estará presente em 20 das 22 modalidades de Tóquio. As exceções são o basquete em cadeira de rodas e o rugby em cadeira de rodas. O atletismo é o esporte com maior representação brasileira: são 64 nomes, três a mais que nos Jogos do Rio-2016. Inicialmente, seriam 54 atletas, mas no início de julho, a atualização do ranking de alta performance do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) garantiu mais dez vagas ao país.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor