Disputa ponto a ponto

No GP da Arábia Saudita, Max Verstappen tem a primeira chance do ano de se tornar campeão mundial

Embora Lewis Hamilton tenha vencido as duas últimas corridas, holandês da Red Bull segue em vantagem e uma combinação de resultados pode lhe consagrar já neste domingo (05)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/12/2021 às 9:00
Notícia
X

Por Raldney Alves


"Uma das temporadas mais emocionantes dos últimos tempos". Assim, vários jornalistas e fãs de Fórmula 1 espalhados pelo mundo definem a disputa ponto a ponto entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, durante o ano de 2021. Neste domingo, às 14h30 (de Brasília), no GP da Arábia Saudita, o título de pilotos pode ser definido de forma antecipada, mas para isso, uma improvável combinação de resultados - em condições normais - precisa acontecer.


Os líderes do campeonato chegam em Jeddah, palco da penúltima etapa do mundial, separados por oito pontos. Max Verstappen, líder, tem 351,5, enquanto Lewis Hamilton, vice-líder, marcou 343,5. Para conquistar o primeiro título mundial, o holandês precisa sair da Arábia Saudita com uma vantagem de 26 pontos.


Na prática, as seguintes combinações dão o título antecipado a Verstappen:


-Se chegar em 1° + melhor volta, e Hamilton chegar em 6° ou pior
-Se chegar em 1°, e Hamilton chegar em 7° ou pior
-Se chegar em 2° + melhor volta, e Hamilton chegar em 10° ou pior
-Se chegar em 2°, e Hamilton chegar em 11° ou pior


"Eu estou me sentindo calmo. Sei que sempre vou tentar fazer o melhor que posso e nós só vamos saber onde terminaremos no final. Nada está decidido ainda e vamos para o desafio certos de que daremos tudo de nós. Vai ser um final empolgante", destacou Max Verstappen.


Por outro lado, há uma possibilidade deles chegarem empatados para o GP de Abu Dhabi, decisão do campeonato, no domingo (12). Para isso acontecer, Hamilton precisa vencer na Arábia Saudita e conquistar o ponto da melhor volta, e Verstappen terminar em segundo.


Essa combinação não é improvável de acontecer, já que Hamilton venceu as últimas duas etapas, no Brasil e no Catar, exatamente com Verstappen em segundo. Das 20 corridas já disputadas até agora no ano, essa combinação já se repetiu seis vezes.


“Ganhei os meus campeonatos no passado e sempre quero ganhar da maneira correta. Se for para perder, que também perca da maneira correta: com dignidade e sabendo que dei tudo de mim, da forma correta e trabalhei o máximo que pude", analisa Hamilton.

Campeonato de equipes também disputado


Além do mais badalado campeonato de pilotos, os construtores também disputam uma competição a parte, e valendo muito dinheiro. A briga está ainda mais acirrada. A Mercedes, campeã mundial nos últimos sete anos, é líder com 546,5 pontos, cinco a mais que a Red Bull, que tem 541,5.


Nas duas etapas restantes, 88 pontos em jogo, e o papel de Valtteri Bottas e Sergio Perez, companheiros de Hamilton e Max, respectivamente, vai ser crucial na definição do próximo campeão de equipes. Vale ressaltar que a Red Bull é a última campeã de equipes antes do domínio da Mercedes. E juntas, elas vão chegar a 12 títulos. Todos conquistados nos últimos 12 anos.


Era Red Bull e Mercedes na Fórmula 1


2010: Red Bull
2011: Red Bull
2012: Red Bull
2013: Red Bull
2014: Mercedes
2015: Mercedes
2016: Mercedes
2017: Mercedes
2018: Mercedes
2019: Mercedes
2020: Mercedes
2021: Mercedes ou Red Bull

Tirar a soberania da Mercedes é crucial para a Red Bull, tanto no campeonato de pilotos como no de construtores. E a depender do equilíbrio visto no decorrer de toda a temporada, há uma grande possibilidade dessa decisão acontecer somente no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, a rodada derradeira da temporada.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor