CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA COPA DO MUNDO 2022: Confira lista de clubes que mais cederam jogadores para o Brasil em Copas do Mundo; cariocas dominam topo
Historicamente, o Brasil costumava ser muito mais representado nas Copas do Mundo por jogadores que atuam no futebol nacional
A Copa do Mundo 2022 está chegando, e é provável que a Seleção Brasileira siga para o Catar com poucos jogadores que atuam por clubes brasileiros, como tem ocorrido nas últimas edições do Mundial.
Historicamente, o Brasil costumava ser muito mais representado por jogadores que atuam no futebol nacional, o que pode ser visto na lista de clubes que mais cederam atletas para a disputa da Copa do Mundo. Nenhum clube do exterior aparece no top-10.
- SPORT desbanca gigantes e entra em top-10 de ranking dos maiores campeões do século; veja lista
- JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE AO VIVO HOJE (01/11): Confira os jogos de hoje da Liga dos Campeões, horários e onde assistir ao vivo
- JOGOS DE HOJE, TERÇA-FEIRA, 01/11: Saiba onde assistir ao vivo os jogos do Brasileirão, Champions League, Copa Verde, Paulistão Feminino e mais
O Botafogo é o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, com 47 atletas, seguido do São Paulo, com 46. A tendência é de que o Alvinegro siga liderando a lista, visto que nenhum jogador do Tricolor está cotado para a lista de Tite.
Da dupla, foram convocados nomes como Nilton Santos (4x), Garrincha (2x), Zagallo, Jairzinho (3x), Manga, Bebeto e Jefferson pelo Botafogo e Müller (2x), Ricardo Rocha, Cafu, Zetti, Denílson, Belletti, Kaká e Rogério Ceni (2x) pelo São Paulo.
TOP 5 Gols da Seleção Brasileira em Copa do Mundo
A primeira equipe abaixo da dupla é o Vasco, com 35 jogadores, seguidos do Flamengo, com 33, e do Fluminense, com 32. O Cruz-Maltino já foi representado por Leônidas da Silva, Ademir Menezes, Roberto Dinamite (2x), Bebeto e Ricardo Rocha; o Rubro-Negro por Zagallo, Zico (3x), Sócrates, Renato Gaúcho, Zé Roberto, Juninho Paulista e Kléberson; e o Tricolor por Hércules, Rivelino, Branco (2x) e Fred.
Real Madrid e Barcelona são os clubes do exterior com mais jogadores cedidos, sendo dez de cada. Pelos merengues, foram convocados para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo: Roberto Carlos (3x), Cicinho, Robinho, Ronaldo, Kaká, Marcelo (2x) e Casemiro. Já pelos culés, reforçaram o Brasil: Romário, Giovanni, Rivaldo (2x), Ronaldinho Gaúcho, Daniel Alves (2x), Neymar, Philippe Coutinho e Paulinho.
RELEMBRE: Tite manda recado para quem cobra jogadores do Brasileirão na Seleção
JOGADORES QUE MAIS CEDERAM JOGADORES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO
- Botafogo (47)
- São Paulo (46)
- Vasco (35)
- Flamengo (33)
- Fluminense (32)
- Santos (24)
- Corinthians (23)
- Palmeiras (23)
- Atlético-MG (12)
- Cruzeiro (11)
- Real Madrid (10)
- Barcelona (10)
- Roma (10)
- Inter de Milão (9)
- Grêmio (8)
- Internacional (8)
- Paris Saint-Germain (7):
- Milan (7)
- Benfica (6)
- Portuguesa (6)