COPA DO MUNDO

RICHARLISON E POLÍTICA: veja posicionamentos do 'POMBO', que brilhou na seleção brasileira

O atleta é o embaixador da USP na campanha de conscientização sobre a covid-19 e é atuante nas redes e no dia a dia com as causas que defende

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 24/11/2022 às 18:43 | Atualizado em 25/11/2022 às 17:57
Notícia
X

Richarlison, conhecido como 'pombo', que marcou dois gols na vitória do Brasil contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), não tem protagonismo apenas dentro de campo. No cenário político e social, o craque da seleção também tem voa ativa, e já se posicionou inúmera vezes em defesas da causas que acredita. 

O atleta é o embaixador da USP na campanha de conscientização sobre a covid-19. O apoio foi divulgado ainda no início do período de isolamento no Brasil, no mês de março de 2020. 

Richarlison endossou a hashtag #justicapormariferrer, jovem que acusou um empresário do meio futebolístico de estupro. 

Nas eliminatórias, o jogador pediu também atenção em relação ao Amapá, que sofria um apagão na época. 

"Queria dedicar esse gol a todas as pessoas do Amapá, sofrendo muito esses dias. Como cidadão brasileiro peço que as autoridades se pronunciem, o povo está sofrendo e poderiam dar atenção a mais. Peço que possam olhar com carinho, são cidadãos de bem, estão lutando. Imposto é muito caro, comida é muito cara, e agora, mais esse sofrimento. Espero que possam resolver isso", afirmou o jogador. 

O jogador também já ganhou o prêmio Community Champion, da Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA), pelos trabalhos beneficentes que realiza. 

 

Richarlison na política

O 'pombo' também já criticou o uso político da camisa da seleção brasileira como símbolo político. Questionado sobre o assunto na zona mista do Estádio de Alvalade, em Lisboa, o jogador disse que o uniforme perde a identidade quando utilizado dessa forma.

"Hoje em dia, o pessoal leva muito (a camisa) para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela. Acho importante que eu como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. É importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo".

História no futebol 

Richarlison, o Pombo, tem 25 anos. Além do talento com a bola, atualmente jogando na Europa, Richarlison também é craque na internet, onde coleciona uma série de memes. 

A história de Richarlison no futebol começou aos 16 anos, quando pertencia à categoria de base do Real Noroeste. Até que em dezembro de 2014, o América-MG o contratou. Ele ainda passou pelo Fluminense, de onde foi vendido para o Watford, da Inglaterra, em 2017.

Desde o dia 1 de julho de 2022, Richarlison joga pelo Tottenham. O time inglês anunciou a contratação de Richarlison. A transferência teria custado 50 milhões de libras (aproximadamente R$315 milhões), além de possíveis 10 milhões de libras em bônus adicionais por metas.

 

Richarlison fez sua estreia no primeiro amistoso de preparação do Tottenham para temporada 2022/23. 

Richarlison atuou em 38 jogos pela seleção brasileira principal: ele já marcou 17 gols entre amistosos, edições da Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor