SPORT

ELEIÇÃO DO SPORT: Chapa de Yuri Romão corre risco de ser impugnada? Entenda motivo da reunião do Conselho Deliberativo nesta quinta (15)

O Conselho Deliberativo do Sport possui uma reunião marcada para a noite desta quinta

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 15/12/2022 às 9:58 | Atualizado em 15/12/2022 às 10:16
Notícia
X

O Conselho Deliberativo do Sport possui uma reunião marcada para a noite desta quinta-feira (15), às 19h30 (horário local), onde discutirá o pleito marcado para amanhã (16). Os conselheiros foram convocados pelo presidente do CD, Pedro Lacerda, no fim dessa quarta (14).

A reunião terá como pauta as acusações proferidas pela chapa Lealdade ao Sport, da oposição, contra a situação, Sport do Futuro. A denúncia parte de supostas irregularidades nas inscrições dos conselheiros do grupo de Yuri Romão, que teria utilizado de documentos da eleição passada. 

POSIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL

No dia 5 de dezembro, o presidente da comissão eleitoral do Sport, Alexandre Bartilotti, cedeu entrevista à Rádio Jornal e explicou o indeferimento da chapa Lealdade ao Sport e o processo de regularização do grupo Sport do Futuro.

Com o atual presidente Yuri Romão como candidato ao Executivo, acompanhado de José Roberto Moura na vice-presidência e Silvio Neves BatistaAndré Fernandes concorrendo a presidente e vice do Conselho Deliberativo, a chapa Sport do Futuro disputará o pleito.

"A comissão eleitoral detectou irregularidades passivas de correção no registro das duas chapas. No caso da chapa Sport do Futuro, se identificou que falta as autorizações expressas de alguns membros Conselho Deliberativo, bem como alguns conselheiros não estavam aptos, e algumas certidões dos candidatos à presidência e vice do Executivo. No dia 01 de dezembro, a chapa regularizou a situação atendendo às solicitações da comissão eleitoral e teve seu registro deferido", detalhou Bartilotti.

Já a chapa Lealdade ao Sport havia sido indeferida. O grupo é encabeçado por Luciano Bivar como candidato à Presidência Executiva, Augusto Caldas como vice, e Ricardo PereiraRafael Arruda como presidente e vice do Conselho Deliberativo.

"Alguns candidatos ao Conselho Deliberativo não estavam aptos, faltava um certidão do candidato a vice-presidente e o candidato do Executivo precisaria apresentar comprovação de renúncia do cargo de deputado federal a fim de afastar a hipótese de inelegibilidade apresentada pela comissão, ou promover a substituição do seu nome na cabeça da chapa. No último dia 01 de dezembro, a chapa Lealdade ao Sport bem como juntou a certidão que faltava em relação ao candidato a vice. No entanto, insistia o senhor Luciano Bivar que era elegível, não apresentando a comprovação da renúncia e nem promovendo sua substituição na chapa", explicou.

Na oportunidade, o presidente da comissão eleitoral ainda revelou uma tentativa da chapa em conseguir sua elegibilidade através de Justiça civil.

"A comissão tomou conhecimento na data do domingo, 04/12, que a chapa Lealdade ao Sport entrou com uma ação junto à 15ª vara civil da capital e a magistrada negou o pedido e tutelo de urgência diante dos fundamentos apresentados pela comissão eleitoral na decisão que reconheceu a ilegibilidade do candidato, foi entendi que a chapa não mostrou a probabilidade de direito. Assim sendo, a comissão eleitoral não teve outra opção a não ser o de indeferir a candidatura da chapa por não atender às exigências do estatuto do clube. Ela teve a oportunidade de corrigir tal vício, como não fez arcou com o ônus do indeferimento do registro", concluiu. 

Cerca de uma semana depois, a chapa Lealdade ao Sport retornou à Justiça e ganhou a causa em segunda instância, conseguindo se tornar elegível para a eleição da presidência do Leão.

POSICIONAMENTO DA CHAPA SPORT DO FUTURO

A chapa Sport do Futuro, acusada de irregularidades na candidatura dos conselheiros, emitiu uma nota à imprensa após as acusações da oposição, na quarta-feira (14).

"Após as infundadas denúncias apresentadas pela oposição na última terça-feira (13), a chapa Sport do Futuro vem, por meio desta, posicionar-se acerca do assunto e lamentar um movimento tão vil. De princípio, o nosso grupo esclarece que não houve qualquer tipo de fraude ou aproveitamento de inscrições da última eleição para o atual pleito, como irresponsavelmente apontaram os opositores.

Em três das quatro fichas indicadas, apesar do simples erro material de digitação, as assinaturas estão datadas de novembro de 2022 e existe autorização expressa para a candidatura para o biênio 2023-2024, em nome do candidato a presidente Yuri Romão.

Tanto é que a oposição edita as imagens cortando as datas e clareando os registros para não constar o nome de Yuri, fazendo parecer que as fichas eram datadas da última eleição, o que além de absurdo é uma grande mentira.

Como de conhecimento comum, o atual presidente e candidato Yuri Romão sequer concorreu ao pleito anterior – o qual, inclusive, tinha como um dos candidatos o senhor Delmiro Gouveia, que, na função de atual diretor jurídico da Chapa 10, possui plena ciência da ausência de Yuri Romão ao pleito de presidente no biênio 2021-2022.

Além disso, ao analisar as fichas da oposição, percebe-se que mais de 120 constam em branco, não possuindo a indicação expressa dos candidatos a presidente ou vice-presidente do executivo. Já em outras 13 existem indicação de candidatos que não compõem a chapa, além de outros nomes que não possuem qualquer relação com o grupo.

O fato e resumo disso tudo é que a oposição está querendo tumultuar e dar um golpe nas eleições do Clube, com narrativas mentirosas, imorais e desrespeitosas à história e fundamentalmente ao associado do Sport, ferindo gravemente o próprio Estatuto Rubro-negro.

Eles estão desesperados diante da iminente derrota das urnas e tentam, mais uma vez, assim como fizeram por três oportunidades no último pleito, adiar a votação. O sócio rubro-negro merece respeito. O Clube não pode viver de rasteiras artimanhas políticas para o bel-prazer de quem se acha dono da instituição. O Sport precisa andar para frente. Caminhar rumo ao futuro. E assim o fará com Yuri Romão."

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor