RESULTADO ELEIÇÕES DO SPORT: Com vantagem esmagadora, Yuri Romão é eleito novo presidente do Sport; confira
Candidato da chapa "Sport do Futuro" obteve 1463 votos (97%) contra apenas 53 votos de Luciano Bivar, candidato da oposição
Após muitas polêmicas e semanas de indefinição, Yuri Romão venceu as eleições do Sport, nesta sexta-feira (16), e é o novo presidente do clube.
De maneira expressiva, o dirigente, que concorria à reeleição, teve 1463 votos (97%), contra 53 votos (3,47%) de Luciano Bivar, candidato da oposição. Cerca de 10 eleitores votaram nulos.
Com maior volume de votantes na Ilha do Retiro em relação à eleição passada, o mandatário assume o comando do clube para o biênio 2023/2024. José Roberto Moura é o vice-presidente.
Ao final da votação e a consagração da sua vitória, Yuri Romão agradeceu os votos recebidos e afirmou que vai honrar todos os 97% dos votos que o fizeram vencer à eleição.
"Precisamos honrar esses 97% de votos. É um peso que não só eu, mas todos os amigos da nossa equipe, que fazem parte da nossa equipe de gestão, não vou aqui nominar essas pessoas para não cometer nenhuma falha".
"Mas tudo que foi feito ao longo desses 15 meses, ou 16 meses, teve o dedo, teve o empenho de várias pessoas. Não foi só Yuri, Yuri pode até ter liberado o processo, mas muitas pessoas, funcionários, diretores, vice-presidentes, todos esses tiveram um papel preponderante nessa retomada do clube", disse Yuri Romão em um trecho do seu pronunciamento.
Para o Conselho Deliberativo, a chapa indicou Sílvio Neves Baptista como presidente e Rodrigo Guedes para vice. Guedes também integra a atual gestão como vice-presidente jurídico.
COMO FOI A VOTAÇÃO:
Desde às 8h30, quando teve início a votação, o movimento foi tranquilo na sede social da Ilha do Retiro. Não foram registrados tumultos e nem confusões.
Após o fechamento do portão, a preparação para a contagem dos votos também aconteceu calmamente. Uma a uma, as 18 urnas foram levadas para o salão nobre da sede social.
Sem registros relevantes de bate-boca, às 20h saiu a decisão definitiva, na qual Yuri Romão assumiu o cargo pela primeira vez de maneira eletiva.
TRAJETÓRIA DE YURI ROMÃO:
Yuri Romão assumiu a presidência do Sport no ano passado, em meio a um dos períodos políticos mais turbulentos dos seus 117 anos de história.
Após Milton Bivar e Carlos Frederico serem eleitos, em abril de 2021, eles acabaram renunciando ao cargo meses depois. Nelo Campos, que havia sido derrotado por poucos votos, foi impugnado de participar da nova disputa e coube à Leonardo Lopes, seu então vice, assumir a cabeça de chapa.
Sem dificuldades, ele venceu, mas também renunciou. Foi ai que Yuri Romão entrou em cena. Vice de Leonardo, ele assumiu o cargo na qual se manteve até o presente momento.
POLÊMICAS MARCARAM A ELEIÇÃO:
Incerteza. Essa é a palavra que melhor resume as eleições do Sport neste ano. Após vários pedidos de impugnação pelas duas chapas concorrentes, quase que diariamente o panorama se tornava cada vez mais caótico na Ilha do Retiro.
Foram várias tentativas de anulação na justiça, trocas de farpas, discussões acaloradas e reunião extraordinária no Conselho Deliberativo. Até o STJD chegou a ser envolvido no caso.
Luciano acusava Yuri de não ter o número de assinaturas necessárias dos conselheiros do clube. Romão por outro lado, trouxe à tona que Bivar feria o estatuto do clube por ter um cargo público (ele é Deputado Federal).
Como diria o ditado "entre mortos e feridos, todos escaparam". Após muitos imbróglio e promessas de adiamento, as eleições ocorreram sem maiores problemas.
DESAFIOS DA NOVA GESTÃO:
Com tudo definido, Yuri Romão agora volta a sua atenção para o planejamento da temporada 2023 do Sport. O principal objetivo, sem dúvidas, é o retorno para a 1ª Divisão. Sem nenhum título em seu currículo, o mandatário rubro-negro tem planos ousados.
Além de ir em busca das taças do Pernambucano e Nordestão, o presidente já manifestou publicamente o interesse em chegar longe na Copa do Brasil. Na Série B, não se fala em acesso, mas sim em título, que não se repete desde 1990.
Fora de campo, o projeto da SAF é outro que é rodeado de muitas expectativas. Em entrevista exclusiva ao Jornal do Commercio, Yuri revelou que três investidores já estão com as documentações do Leão e devem dar alguma sinalização em breve.
Caso os prazos sejam cumpridos, a expectativa é que no segundo semestre de 2023 já haja um panorama mais sólido em relação ao tema.