RACISMO NO ESPORTE: Vinícius Júnior denuncia novos INSULTOS RACISTAS e considera que LaLiga "segue sem fazer nada"
Torcedores do Valladolid proferiram insultos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior
Da AFP
O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, denunciou mais uma vez neste sábado incidentes racistas nos estádios espanhóis e a falta de ação da LaLiga, órgão que gerencia o futebol profissional na Espanha, que "segue sem fazer nada".
"Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a LaLiga segue sem fazer nada... Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é minha", lamentou Vini em um story em sua conta no Instagram.
- RACISMO NO ESPORTE: jogador de RUGBY italiano, de origem guineense, recebe BANANA de presente de AMIGO OCULTO
- RACISMO: Sócio do FLAMENGO denuncia diretora do clube por publicações contra nordestinos; veja
- RACISMO NO FUTEBOL: atletas do GRÊMIO denunciam RACISMO de torcedor do INTERNACIONAL; entenda o caso
Segundo diversos vídeos publicados nas redes sociais e comentados pela imprensa espanhola, entre o público do estádio José Zorrilla, onde na sexta-feira o Real Madrid venceu por 2 a 0 o Valladolid, houve insultos racistas.
"Em relação aos acontecimentos de ontem, a LaLiga continua investigando e detectou insultos racistas de alguma pessoa (não de grupos) em vídeos enviados para as redes sociais, e será objeto de uma denúncia, como em casos anteriores", disse um porta-voz da LaLiga à AFP neste sábado.
INVESTIGAÇÃO DE RACISMO ARQUIVADA
No início de dezembro, a justiça da Espanha arquivou uma investigação sobre cânticos racistas por parte de torcedores do Atlético de Madrid contra Vinicius em setembro.
A promotoria de Madrid considerou que os cânticos eram "desagradáveis, inapropriados e desrespeitosos", mas foram proferidos em "um jogo de futebol de máxima rivalidade, junto com outras alusões depreciativas marcadas por essa competição esportiva".
Um grupo de torcedores do Atlético, segundo a denúncia, tinha chamado Vini Jr de 'macaco' no clássico de Madri.
Tanto Vinícius quanto o também brasileiro Rodrygo, do Real Madrid, foram alvo de arremessos de objetos naquela partida.