Nesta sexta-feira (16), ocorre a eleição para a presidência do Sport. A votação teve início às 8h30 (horário local), na sede Guilherme de Aquino, na Ilha do Retiro, no Recife. O pleito esteve ameaçado de sofrer adiamento na data.
Delmiro Gouveia, advogado da chapa Lealdade ao Sport, encabeçada por Luciano Bivar na oposição, participou da reunião do Conselho Deliberativo dessa quinta (15) e levou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em que definia que a eleição fosse adiada.
Por outro lado, Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, está presente na Ilha do Retiro para acompanhar a eleição e negou a influência do Tribunal no pleito do Sport.
"O presidente da federação pernambucana de futebol, Evandro Carvalho, está aqui acompanhando a votação e afirmou que o STJD não tem competência para decidir sobre a eleição do clube. Ele é sócio do Sport, mas não tinha pago a mensalidade no prazo e por isso não vai votar", noticiou o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, presente no pleito.
A colunista Fernanda Soares, do portal Lei Em Campo, opina: "Os dois motivos pelos quais entendo que o STJD não tem competência estão no 217 da CF: a autonomia dos clubes quanto à organização e a limitação da competência da JD à questões de disciplina e competições".