SPORT X SANTA CRUZ

Em "ritmo de treino" Sport vence Clássico das Multidões e complica vida do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano

Em ritmo lento, Sport faz 2 x 0 e vence o Santa Cruz na Ilha do Retiro

Victor Peixoto
Cadastrado por
Victor Peixoto
Publicado em 11/03/2023 às 18:52 | Atualizado em 11/03/2023 às 20:28
Jailton Jr./JC Imagem
Luciano Juba sacramentou a vitória do Sport sobre o Santa Cruz pelo Campeonato Pernambucano - FOTO: Jailton Jr./JC Imagem

Neste sábado (11), Sport Santa Cruz se enfrentaram no primeiro Clássico das Multidões de 2023, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Pernambucano, na Ilha do Retiro.

O jogo trouxe duas equipes em momentos distintos na temporada. O Sport, vivendo fase excelente e liderando todas as competições que disputa, jogava para confirmar a vaga direta na semifinal

Já o Santa Cruz, que, apesar de invicto, tem uma campanha marcada pela oscilação, buscava uma vitória improvável, mas necessária para não só virar a chave, mas pra não se complicar na briga por uma vaga no mata-mata e na Série D de 2024, caso não consiga o acesso no final do ano.

EM RITMO DE TREINO, SPORT VENCE O SANTA CRUZ E COMPLICA VIDA DO RIVAL, QUE PODE ATÉ SER REBAIXADO

Como era esperado, o Sport começou melhor, tendo a iniciativa das ações ofensivas da partida e embora conseguisse resistir bem às investidas do rival, impedindo finalizações com clareza, o Santa Cruz, "perdido" em um esquema com três zagueiros, não conseguia encaixar transições.

Uma falha, que envolveu todo o sistema defensivo. Foi o que bastou para o Sport abrir o placar no Clássico das Multidões. Com espaço de sobra, Ronaldo teve tempo para dominar, pensar e achar, aos 15 minutos, um belo passe para Jorginho entre os zagueiros tricolores.

O camisa 10 rubro-negro dominou tirando da marcação e bateu no contrapé de Michael, que nada pôde fazer, 1 x 0 para o Sport.

Após o gol, o jogo perdeu em ritmo e intensidade. Se de um lado o Sport, em um ritmo lento, não forçava um segundo gol, tampouco o Santa Cruz, que passou a ter mais a bola, conseguia impor seu ritmo para acuar o rival em busca do empate.

Em um dos raros lances de mais "pegada",Fabinho recuperou a bola próximo da área e achou Vagner Love, que bateu cruzado para boa defesa de Michael, impedindo o segundo gol rubro-negro.

Precisando do resultado, o Santa Cruz decidiu jogar na reta final da primeira etapa, para ir ao intervalo com igualdade no placar e invertendo a pressão. Mas, o máximo que conseguiu foi uma sequência de escanteios, que até animaram o torcedor tricolor, mas sem sustos para os rubro-negros.

SANTA MELHORA NO SEGUNDO TEMPO, MAS É PUNIDO POR INEFICIÊNCIA

Compreendendo o erro na estratégia e precisando do resultado, o Ranielle Ribeiro voltou para o esquema com dois zagueiros acionado Anderson Paulista no lugar de Daniel Pereira

A mudança surtiu resultado e o Santa Cruz passou a ser quem ditava o ritmo da partida. Num intervalo de seis minutos, entre os 9 e os 15, o Tricolor do Arruda criou três boas chances. 

Na primeira delas, Felipe Gedoz fez boa jogada pela direita e achou Alemão livre na área. O zagueiro e capitão tricolor cabeceou firme e a bola passou rente à trave de Renan, ligando o alerta na equipe de Enderson Moreira.

Aos 12 minutosLucas Silva recebeu pela esquerda, rabiscou pra cima da marcação e bateu no canto oposto para boa defesa do goleiro rubro-negro. Aos 15Felipe Gedoz bateu falta da intermediária e a bola passou rente à trave, confirmando o domínio tricolor.

Mas, a bola pune e quem não faz... leva. Após bobeira da zaga tricolor, Labandeira recuperou a bola na direita, cruzou na área e, no rebote, a bola caiu no pé de Luciano Juba, que de primeira, com a perna direita, fuzilou para ampliar o placar, 2 x 0 pro Sport.

Com um revés no melhor momento na partida e com uma ladeira íngreme para subir para voltar ao jogo, o Santa Cruz caiu de rendimento e "entregou os pontos", sem conseguir passar perto de achar o empate até o fim do jogo.

Na realidade, quem chegou mais perto de balançar as redes em uma nova oportunidade foi o Sport. Aos 27Igor Cariús recebeu na esquerda e acertou belo chute três dedos. A bola fez a curva, fugindo do alcance de Michael, mas explodiu na trave, arrancando o "uh" da torcida rubro-negra.

SITUAÇÃO NA TABELA E PRÓXIMOS JOGOS DE SPORT E SANTA CRUZ

Com o resultado, o Sport garantiu a vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano. O Leão é o 1° colocado com 27 pontos

O time rubro-negro volta a campo somente no próximo sábado (18), novamente contra o Santa Cruz, e na Ilha do Retiro, mas pela Copa do Nordeste, em jogo atrasado da 4ª rodada, às 17h30, horário de Brasília. A partida terá transmissão da TV Jornal ao vivo.

Santa, por sua vez, é o 9° colocado com apenas 12 pontos. A distância para o Salgueiro, que abre a zona de classificação em 6°, é de apenas um ponto. Para o Íbis, que abre a zona de rebaixamento e tem um jogo a menos, é de três.

Mas, antes de pensar no Estadual ou no próximo clássico contra o Sport, o Tricolor enfrentará o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte, pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo esta marcado para terça-feira (14), às 21h30.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias