O Santa Cruz não possui mais chances de se classificar para o Brasileirão de 2024 através do Campeonato Pernambucano. Os tricolores perderam por 3x1 para o Íbis nesta terça (28) e viram Petrolina e Retrô garantirem vaga no nacional.
O que muitos não sabem é que o Santa ainda pode, sim, disputar o Campeonato Brasileiro de 2024. São três cenários possíveis para que o clube não fique sem calendário na próxima temporada.
CENÁRIO 1
A primeira possibilidade, e mais direta, para o Santa Cruz disputar o Brasileirão 2024 é dependendo de si mesmo. Caso a equipe consiga o acesso na Série D nesta temporada, disputa a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro no ano que vem, garantindo o calendário do time.
'TRAGÉDIA': veja o comentário final de EDNALDO SANTOS, na RÁDIO JORNAL, após DERROTA do SANTA CRUZ para o ÍBIS
CENÁRIO 2
Caso não conclua a Série D 2023 entre os quatro melhores, o Tricolor precisa torcer para que o Retrô consiga o acesso. Com a Fênix na Terceirona, o Santa pode ser 'repescado' para disputar a Quarta Divisão de 2024.
Para isso, também, a Cobra Coral necessita encerrar a primeira fase do Campeonato Pernambucano na 5ª colocação, atrás apenas de Sport, Náutico, Retrô e Petrolina. Para isso, basta vencer o Belo Jardim, que já está rebaixado, no próximo sábado (1).
CENÁRIO 3
O cenário mais imprevisível é o que o Santa Cruz consegue a vaga na Série D 2024 através da desistência de uma das equipes pernambucanas classificadas pelo Pernambucano deste ano. Seria necessário que Retrô ou Petrolina abdicassem do seu direito de disputar a competição.