Copa do Nordeste

Sem chuva, Sport mantém vitória contra o ABC e está na final da Copa do Nordeste

Adversário na final será o Ceará, fazendo a reedição da decisão de 2014, quando o Leão ficou com o título

Haim Ferreira
Cadastrado por
Haim Ferreira
Publicado em 30/03/2023 às 19:33 | Atualizado em 30/03/2023 às 20:21
Jailton Jr./JC Imagem
Sport x ABC pela Copa do Nordeste - FOTO: Jailton Jr./JC Imagem

Rumo ao tetra! No jogo "mais longo" da história do futebol, que começou na quarta (29), mas só terminou na quinta (30), Sport venceu o ABC por 1x0, na Ilha do Retiro, e está na decisão da Copa do Nordeste 2023.

O confronto só acabou nesta quinta por conta das chuvas que caíram no Recife no dia anterior e castigaram o gramado da Ilha. Assim, o jogo foi interrompido aos 16 minutos do segundo tempo e retomado a partir desse ponto, com mesma escalação e placar - o Leão já vencia por 1x0.

A partida teve transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT para todo o estado de Pernambuco. A emissora é a única com direitos adquiridos da Copa do Nordeste na televisão aberta.

Vágner Love foi o autor do único gol da partida, logo aos dois minutos do primeiro tempo, ontem. O camisa 9 acertou um lindo voleio, após cruzamento perfeito de Igor Cariús.

O adversário na grande final será o Ceará, que venceu o Clássico-Rei contra o Fortaleza, no Castelão, por 3x2.

Por ter tido melhor campanha, os pernambucanos terão a vantagem de disputar o jogo de volta em casa, diante do seu torcedor. A partida de ida está marcada para o dia 19 de abril, no Castelão, enquanto o duelo para levantar a taça será no dia 3 de maio, Ilha do Retiro. A CBF pode alterar mais na frente essas datas base.

Além de buscar o tetracampeonato, o Sport ainda pode embolsar uma bolada milionária caso fique com a orelhuda. Serão R$ 2 milhões em premiações, que somados ao que o Leão já ganhou por ter chegado na finalíssima, dará um total de R$ 6,4 milhões

Em tempo, o Sport volta a campo já neste sábado (1), contra o Central, às 16h30, em Caruaru, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Pernambucano.

O JOGO:

Na quarta-feira (29), o Sport começou o jogo fazendo jus ao status de melhor ataque do Brasil em 2023. De maneira implacável, logo no primeiro minuto de jogo, Igor Cariús acertou um lindo cruzamento, que só não foi mais bonito do que o voleio de Vagner Love. Bola no fundo das redes e Leão em vantagem.

Embalados pelos mais de 26 mil torcedores, os rubro-negros mantiveram a pressão e quase chegaram a ampliar com Facundo Labandeira, que perdeu gol cara a cara com o goleiro Simão, além de Luciano Juba.

O artilheiro do Leão na temporada quase marcou um gol olímpico, mas a bola esbarrou na trave esquerda dos potiguares.

No intervalo, um verdadeiro dilúvio tomou conta do campo da Ilha do Retiro. Quem saiu para beber água ou ir no banheiro não reconheceu o estado do gramado na volta do segundo tempo. Completamente alagado, o árbitro Denis da Silva Ribeiro até tentou retomar o jogo, mas paralisou o confronto aos 16 minutos.

Após uma hora de espera, como manda o regulamento da CBF, a partida foi adiada para esta quinta-feira (30), sendo retomada do exato momento em que foi suspenso.

Descansado, o ABC chegou para a nova data com mais vontade e chegou a ter 73% de posse de bola nos 29 minutos que lhe restavam. Levando perigo ao gol de Renan - algo raro nesta temporada -, não faltaram rubro-negros roendo as unhas.

Com a vantagem no placar, o Sport soube amarrar o jogo e segurar a vantagem, não sem antes quase ampliar o placar com Vágner Love, novamente, além de Luciano Juba. Mas ficou por ai. Sport 1x0 ABC e Leão na final da Copa do Nordeste pelo segundo ano consecutivo.

MELHORES MOMENTOS:

FICHA DO JOGO:

SPORT 1: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Fabinho, Ronaldo e Jorginho (Gabriel Santos); Luciano Juba, Facundo Labandeira (Jorginho) e Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira.

ABC 0: Simão; Alemão, Richardson (Jhonnathan), Walber (Maycon Douglas) e Márcio Azevedo (Caíque); Wellington Reis, Daniel (Alan Dias) e Raphael Luz (Jaílson); Fábio Lima, Léo Ceará e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Machiori.

TORNEIO: Copa do Nordeste 2023

LOCAL: Ilha do Retiro, em Recife-PE

GOLS: Vagner Love, aso 2 minutos do 1°T.

CARTÕES AMARELOS: Vagner Love, Renan, Facundo Labandeira e Rafael Thyere (Sport); Felipe Garcia e Simão (ABC).

ÁRBITRAGEM: Denis da Silva Ribeiro Serafim, Brigida Cirilo Ferreira e Rondinelle dos Santos Tavares (Todos de Alagoas)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias