Após dois meses de disputa, o Campeonato Pernambucano, enfim, chegou na sua reta final decisiva. Nesta semana acontecerão os primeiros jogos do mata-mata para conhecer o grande campeão de 2023.
A disputa em jogos únicos começa na próxima terça-feira (4), quando Petrolina e Santa Cruz fazem a primeira quarta de final, no sertão, às 16h30. Na quarta (5), será a vez de Náutico e Salgueiro decidirem quem avança de fase, às 20h, nos Aflitos.
Por terem tido as melhores campanhas, Sport e Retrô só entram na disputa a partir das semifinais, que estão marcadas para a sexta (7) e sábado (8). Ambos os jogos acontecerão às 16h30.
O Trio de Ferro - formado por Sport, Náutico e Santa Cruz -, chega rodeado de expectativas para os seus jogos, principalmente por estarem vivendo momentos distintos nesta temporada.
SPORT:
Situação: Já classificado para as semifinais e espera o vencedor de Petrolina x Santa Cruz
Vivendo uma temporada como há anos não se via, o Sport chega mais favorito do que nunca para conquistar o seu 43° título estadual.
Com 83% de aproveitamento no ano, o Leão está nadando de braçada. O time do técnico Enderson Moreira não perdeu uma partida sequer no Campeonato Pernambucano, somando nove vitórias e três empates.
Já classificado para a final da Copa do Nordeste, na qual enfrentará o Ceará, os rubro-negros contam com o excelente momento do meia Luciano Juba, além do atacante Vagner Love, para tentar o título invicto.
Por ter liderado a primeira fase de ponta a ponta, o Sport tem a vantagem da folga nas quartas de final e aguarda apenas o vencedor de Petrolina x Santa Cruz para saber quem enfrentará nas semifinais, diante do seu torcedor, na Ilha do Retiro.
NÁUTICO:
Situação: Disputará as quartas de final contra o Salgueiro (em casa) e se passar pega o Retrô na semifinal
O Náutico está tendo uma temporada de altos e baixos, com as eliminações na Copa do Brasil e Nordestão. No Pernambucano, no entanto, os alvirrubros estão voando baixo.
Tirando a derrota na estreia para o Central, o time não perdeu nenhum outro jogo sob o comando de Dado Cavalcanti. O Timbu só não ficou na vice-liderança por conta de dois pontos, o que lhe tirou a vantagem de ir direto para as semifinais.
E é diante deste cenário visível de evolução que o Náutico se enche de confiança para tentar o tricampeonato estadual. Para isso, terá que passar pelo Salgueiro, que vem sendo uma pedra no sapato do Trio de Ferro nos últimos anos. Caso confirme o favoritismo, pegará o Retrô, na Arena de Pernambuco.
SANTA CRUZ:
Situação: Disputará as quartas de final contra o Petrolina (fora de casa) e se passar pega o Sport na semifinal
Num dos piores anos da sua história, o Santa Cruz vê o Campeonato Pernambucano como uma luz no fim do túnel, que pode clarear uma temporada com cara de filme de terror.
Sem divisão para jogar em 2024, caso não consiga o acesso neste ano, os tricolores precisam chegar na decisão para ter, ao menos, a chance de disputar a Copa do Brasil e entrar na primeira fase do Nordestão do ano que vem.
Sem levantar a taça do estadual há seis anos, a Cobra Coral chegou no mata-mata aos trancos e barrancos, mas conseguindo ficar na quinta colocação. Com mais empates do que vitórias, a equipe mudou de treinador e ainda busca se reencaixar com Felipe Conceição.
A primeira batalha pela reabilitação será diante do Petrolina, no alto sertão pernambucano. Caso passe, terá pela frente a pedreira do Clássico das Multidões, contra o Sport, na Ilha do Retiro.
Comentários