Após empate em 1 x 1, o Náutico foi eliminado para o Salgueiro, para quem não perde em 90 minutos desde 2017, nos pênaltis pelo placar de 14 x 13 após impressionantes 34 cobranças, nas quartas-de-final do Campeonato Pernambucano 2023.
A eliminação custou muito caro ao Timbu. Além, claro, de ficar fora da disputa do Tri estadual, deixa o Náutico fora da Copa do Brasil 2024 e sem vaga direta garantida na Copa do Nordeste do próximo ano.
Ele se junta ao Santa Cruz, que também caiu nas quartas-de-final e vive situação ainda mais amarga, sem vaga direta e podendo ir apenas para a Pré-Copa do Nordeste.
Para conquistá-la, o "remédio" é amargo. Terão que torcer pro maior rival, o Sport, ser campeão.
ENTENDA PORQUE NÁUTICO E SANTA PRECISAM TORCER PRO SPORT SER CAMPEÃO
O Náutico não tem vaga garantida na fase de grupos da Copa do Nordeste 2024 e precisa torcer pelo seu maior rival, o Sport, para consegui-la.
O regulamento prevê apenas que o campeão conquiste a vaga direta. As demais vagas, portanto, ficarão com os melhores ranqueados da Federação.
Sendo assim, caso o Sport vença, garante a vaga de campeão e abre a segunda vaga nos grupos para o Náutico, melhor posicionado no ranking. A terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste iria para o Santa Cruz, 3° melhor ranqueado.
Se Petrolina, Salgueiro ou Retrô levantarem a taça, garantem a vaga do campeão, o Sport fica com a vaga direta pelo ranking.
O Náutico terá que disputar as Eliminatórias, ou a chamada Pré-Copa do Nordeste e o Santa Cruz ficará totalmente de fora.