O Sport não deu chance para o azar e venceu o Petrolina nesta sexta-feira (07), por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Com a vitória, o Leão está na final do Campeonato Pernambucano 2023. Luciano Juba e Vágner Love fizeram os gols rubro-negros.
A segunda semifinal, entre Retrô x Salgueiro, acontece neste sábado (08), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Datas, horários e locais das finais do Campeonato Pernambucano 2023
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ainda não confirmou as datas e horários dos dois jogos da decisão da competição estadual, algo que deve acontecer ao longo da semana.
- Goleiro comemora bom momento do Sport: "fruto de um grande trabalho"
- OPINIÃO: Nunca foi tão fácil para o Sport ser campeão; Basta ele querer
- CBF divulga datas e horários das final da Copa do Nordeste entre Sport x Ceará
- Sport tenta jogador de time da Libertadores, recebe 'não' e fecha com atacante do Coritiba; entenda detalhes
No Conselho Arbitral, ficou definido que ambos os confrontos aconteceriam na Arena de Pernambuco. Durante a votação do regulamento, apenas Sport, Náutico e Santa Cruz foram contrários a ideia.
O jogo Sport x Petrolina
Como era de se esperar, o Sport começou o duelo indo para cima do Petrolina. Logo no primeiro minuto, Edinho sofreu falta próxima ao gol. Na cobrança, Luciano Juba não pegou bem e mandou para fora.
A segunda boa chance veio ainda antes dos dez minutos, em um chute de Igor Cariús na entrada da grande área pegando o rebote do escanteio. A finalização passou perto.
O Leão queria abrir o placar o mais rápido possível. Até conseguiu aos 12 minutos com Jorginho aproveitando passe rasteiro de Juba, mas havia impedimento na jogada (confirmado também pelo VAR).
A primeira jogada ofensiva dos sertanejos só aconteceu aos 22 minutos, quando Rafael Thyere errou o tempo de bola e cometeu falta. A cobrança não deu em nada, mas o lance gerou polêmica.
Os jogadores do Petrolina pediram a expulsão do zagueiro, que deixou o braço na altura do rosto para parar o lance. A arbitragem deu cartão amarelo e o árbitro de vídeo não chamou para consulta.
Três minutos depois, o rubro-negro respondeu com Edinho. O atacante bateu a falta direto e levou muito perigo para o clube sertanejo. Apesar de dominar as ações, faltava intensidade para o Sport.
Gol de Luciano Juba e expulsões no Petrolina
Quando acelerou, abriu o placar aos 30 minutos. Após jogada pelo lado direito entre Eduardo e Jorginho, Luciano Juba apareceu livre e marcou o primeiro do jogo e o sexto dele na competição estadual.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, Vágner Love foi atingido pelo zagueiro Maílson. O VAR chamou o árbitro Diego Fernando, que anulou o cartão amarelo e deu vermelho direto para o defensor.
O treinador do Petrolina tirou Everton Felipe para recompor o sistema defensivo com Raykar. Quando saiu de campo, o atacante fez críticas as marcações do árbitro e também foi expulso de maneira direta.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Enderson Moreira se mostrou insatisfeito com o desempenho e cobrou a ampliação do placar, com o objetivo de evitar o risco do Petrolina 'achar uma bola' e empatar.
A resposta foi imediata. O Petrolina tentou ir para o ataque, mas Luciano Juba roubou a bola e deu o passe para Vágner Love. O camisa nove bateu rasteiro e ampliou.
Com a vantagem, o treinador rubro-negro mexeu no time para que outros atletas pudessem ter minutos em campo e também descansar os titulares.
Um fato que chamou a atenção na segunda etapa foi durante a substituição de Juba. O meia, que pode ir para o Bahia, foi ovacionado pelo torcedor do Leão.
Os sertanejos estavam cientes da disparidade entre os elencos mantiveram o roteiro: Sport atacava, sem tanta intensidade, e o Petrolina se defendia do jeito que dava. E assim o jogo acabou!
Ficha do jogo
SPORT: Renan, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo (Matheus Vargas), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Luciano Juba (Wanderson), Edinho (Labandeira) e Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira.
PETROLINA: Alan; Alan Araújo (Igor), Maílson, Heverton e Igor Tavares; Brendon, Vinicinho e Eduardo (Caio Jambeiro); Acauã (Erivan), Emerson Galego (Christiano) e Everton Felipe (Raykar). Técnico: William Lima.
Gol: Luciano Juba, aos 30' do 1º tempo e Vágner Love aos 11' do 2º tempo.
Público: 19.509 pessoas.
Cartões amarelos: Rafael Thyere (Sport); Alan Araújo e Brendon (Petrolina).
Cartões vermelhos: Maílson e Everton Felipe (Petrolina).
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima. Assistente 1: Bruno Cesar Chaves Vieira. Assistente 2: Fernando Antonio da Silva Junior. Quarto árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior.
Comentários