Sobrevida. Pela ida da final da grande Copa do Nordeste, o Sport foi derrotado pelo Ceará na noite desta quarta-feira (19). A grande decisão teve todas as emoções transmitidas na tela da TV Jornal. Os gols na Arena Castelão, na capital cearense, foram marcados por Guilherme Castillo, Vitor Gabriel e David Ricardo, contra.
O Leão sofreu um gol relâmpago e sofreu com apatia durante a decisão. Criou chances perigosas na reta final, diminui a diferença e agora precisa buscar reverter o resultado no jogo de volta da final, em sua casa.
No lance do gol leonino, a torcida visitante presente no estádio se envolveu em confusão, necessitando de intervenção da Polícia Militar presente no setor. Durante a festa da torcida, alguns rubro-negros arremessaram partes das cadeiras dos estádios em direção aos torcedores do Ceará que estavam na arquibancada inferior, retribuído pelos alvinegros.
MELHORES MOMENTOS - CEARÁ 2 X 1 SPORT - FINAL COPA DO NORDESTE 2023 - 1º JOGO - 19/04/2023
Sport e Ceará são dois dos oito times que conquistaram a tão desejada orelhuda até aqui. Os rubro-negros ergueram o troféu três vezes, contra duas dos alvinegros. As equipes já se enfrentaram em uma final anteriormente, na edição de 2014, quando o Leão se sagrou vencedor.
Os dois treinadores escalaram os finalistas com força máxima para iniciarem a decisão da 20ª taça do Nordestão. Ambos estraram em campo com suas camisas principais.
Na contra mão do que costuma ser uma final, o placar foi inaugurado antes da conclusão do primeiro minuto de jogo. Janderson avançava pela esquerda quando foi bloqueado pela marcação. Na sobra, o meia Guilherme Castilho arriscou uma bomba, do meio da rua, e balançou as redes do Sport.
GOL DE GUILHERME CASTILHO - CEARÁ X SPORT - FINAL COPA DO NORDESTE 2023 - 1º JOGO - 19/04/2023
O chute saiu forte, com efeito, e pegou o goleiro Renan desprevenido. Em uma bola defensável, o arqueiro leonino foi vazado aos 30 segundos de jogo. Pouco tempo depois, o autor do gol cearense tentou repetir a dose e cobrou uma falta de muito longe, na esperança de surpreender a defesa pernambucana, e por pouco não acertou a barra.
Com o resultado adverso tão cedo na partida, a equipe de Enderson Moreira tomou as ações com a bola e se lançou ao ataque. A primeira chegada do time foi aos 9 minutos, quando Luciano Juba avançou à linha de fundo e cruzou forte para Edinho, sozinho na entrada da grande área, isolar.
O Ceará voltou a levar perigo aos 31, com Janderson. O atacante arriscou da quina esquerda da grande área e tentou finalizar com efeito. A bola foi forte pela linha de fundo. Com 40 minutos, mais uma chance. Em outro chute de fora, agora do zagueiro Luiz Otávio, cruzado e rasteira, para defesa de Renan em dois tempos.
A melhor chance do Leão saiu dos pés de Luciano Juba, que armou um chutaço para defesa de Richard, goleiro do Vozão.
Já nos acréscimos, Castilho cobrou escanteio na área, o rubro-negro Igor Cariús tentou afastar, a bola pegou no companheiro Rafael Thyere e sobrou na cabeça do atacante Vitor Gabriel. Em cima da linha, o centroavante ampliou a vantagem no marcador.
GOL DE VITOR GABRIEL - CEARÁ X SPORT - FINAL COPA DO NORDESTE 2023 - 1º JOGO - 19/04/2023
Em desvantagem, Enderson Moreira mandou o time de volta dos vestiários com duas mudanças. Sacou Edinho e o amarelado Ronaldo Henrique para acionar Labandeira e Pedro Martins.
Mesmo com o placar favorável, os donos da casa não se acomodaram e buscavam o terceiro gol. Janderson partiu em velocidade pela esquerda e finalizou com perigo, quase ampliando a vitória alvinegra.
Com 10 da etapa complementar, a time do Sport reclamou muito coma arbitragem de um pênalti a favor dos visitantes. Luciano Juba recebeu passe na grande área adversária e, na tentativa de dominar, se enroscou com o volante Richardson. O juiz mandou o lance seguir e o VAR não chamou para revisão.
No decorrer no segundo tempo, Matheus Vargas, Ewerthon e Felipinho substituíram Jorginho, Eduardo e Igor Cariús.
Já aos 38, na reta final, em uma jogada de substituições, o Leão ficou a detalhes de diminuir o placar e consagrar as alterações do treinador. Ewerthon arriscou de longe, o goleiro Richard betu roupa, se complicou, e Matheus Vargas chegou chutando. Livre de marcação e de frente com o arqueiro, o camisa 8 mandou por cima e desperdiçou uma ótima oportunidade.
Com 48, Luciano Juba fez um passe açucarado, Love atacou as costas da defesa do Ceará e tentou driblar o goleiro. Os atletas tiveram um choque e os rubro-negros reclamaram de mais um pênalti, mas o árbitro deu tiro de meta.
No último lance, já aos 53, Luciano Juba recebeu na área, próximo a linha de fundo, e bateu no gol. Richard rebateu a bola, que bateu no zagueiro David Ricardo, do Vozão, e morreu n fundo das redes. 2x1 no placar!
As equipes voltam a se enfrentar no dia 3 de maio, quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), no estádio da Ilha do Retiro, no Recife. O jogo define o grande campeão da Copa do Nordeste 2023, a 20ª edição do torneio.
GOL DE LUCIANO JUBA - CEARÁ X SPORT - FINAL COPA DO NORDESTE 2023 - 1º JOGO - 19/04/2023
FICHA TÉCNICA CEARÁ X SPORT
- CEARÁ: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (David Ricardo) e Willian Formiga; Richardson, Arthur Rezende (David Ricardo) e Guilherme Castilho (Chay); Erick, Vitor Gabriel e Janderson (Léo Rafael). Técnico: Gustavo Morínigo.
- SPORT: Renan; Eduardo (Ewerthon), Thyere, Sabino e Cariús (Felipipnho); Fabinho, Ronaldo (Pedro Martins) e Jorginho (Matheus Vargas); Edinho (Labandeira), Vagner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.
Placar: 2x1. Gols: Guilherme Castillo e Vitor Gabriel (CEA) e David Ricardo, contra (SPT).
Árbitro 1: Caio Max Augusto Vieira. Árbitro Assistente 1: Jean Márcio dos Santos. Árbitro Assistente 2: Luís Carlos de França Costa. Quarto Árbitro: Tarcísio Flores da Silva. VAR: José Ricardo Vasconcelos Laranjeira.
Data: 19/04/2023. Competição: Copa do Nordeste. Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará. Horário: 21h30 (de Brasília). Transmissão: TV Jornal e Rádio Jornal.
Comentários