Sport terá partida da Série B investigada por suspeita de manipulação de resultados
Comunicado sobre investigação da partida do Sport veio do STJD
O Sport virou alvo de investigação de manipulação de resultados. Segundo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogo entre Vila Nova e Sport será investigado por questões envolvendo a manipulação de resultados.
- Premiações do Sport em Copas chegam a quase 10 vezes da oferta do Bahia por Juba, fundamental nas campanhas
- Sport quase o quadruplica oferta do Bahia por Luciano Juba com prêmios da Copa do Brasil; confira valores
- SPORT X FLAMENGO? Veja possíveis adversários do Sport nas oitavas-de-final da Copa do Brasil
Esse jogo ficou marcado por diversas expulsões dos dois lados. A partida ocorreu pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e não mudou a classificação do Leão na competição. Nem a do Vila Nova. As equipes acabaram em sétimo e 13º respectivamente. O jogo foi 0x0.
Foram seis expulsões no Sport, inclusive de atletas que estavam no banco de reservas.
Segundo o STJD, a investigação segue em segredo de Justiça e eventuais envolvidos podem ser denunciados e punidos de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O Sport foi procurado para se manifestar sobre o assunto. A matéria será atualizada assim que o clube se pronunciar.
Jogador do Sport alvo de Operação do MPGO
Lembrando que o Sport teve recentemente um jogador alvo de operação que investiga manipulação de resultados. Trata-se do lateral Igor Caríus. Ele foi alvo da operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MPGO).
Na ocasião, o Sport demonstrou confiança no atleta e colocou o departamento jurídico para auxiliar o jogador. Ressaltando que o atleta foi alvo por conta de uma partida do Cuiabá e não do Sport. Caríus veio para o Leão apenas neste ano.
Confira nota do STJD sobre o jogo do Sport
Auditor processante do inquérito que investiga suposta manipulação de resultados na partida entre Vila Nova x Sport, Maurício Neves Fonseca enviou para a Procuradoria a conclusão determinando a abertura de processo disciplinar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. De acordo com o auditor, foram identificados fortes indícios na participação de atletas no esquema de manipulação.
Maurício Neves Fonseca conduziu também o inquérito sobre a partida entre Sampaio x Londrina, que também foi concluído com a indicação de denúncia por manipulação de resultados. Ambos os jogos foram na última rodada da Série B de 2022.
Os processos correm em segredo de justiça e contam com provas enviadas pelo Ministério Público de Goiás, responsável pela Operação denominada Penalidade Máxima e que identificou suspeitas de manipulação e envolvimento de diversos atletas em partidas da segunda divisão nacional e campeonatos estaduais.
A conclusão será analisada pela Procuradoria da Justiça Desportiva e os envolvidos serão denunciados e julgados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).